A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

AVALIAÇÃO DA PUC-SP PELO INEP/MEC

Na semana passada, a PUC-SP tomou conhecimento do relatório de avaliação externa do INEP/MEC realizado na Universidade. A comissão esteve em nossas dependências para avaliar a Universidade, seu PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), suas instalações, seu corpo docente etc.

Uma avaliação como essa, e como tantas outras formas de avaliação, tem o objetivo principal de colocar em evidência aquilo que fizemos bem e o que não fizemos tão bem assim. Claro, tudo isso baseado em planos pré-estabelecidos por nós mesmos e também por determinações do Ministério da Educação. A PUC-SP está de parabéns, pois ela fez bem sua “lição de casa”.

Nós, da Fundação São Paulo, além de incentivarmos a boa conduta da PUC-SP, queremos também incentivar cada um de seus membros a continuar nesse bom caminho para garantirmos a grande qualidade acadêmica da PUC-SP, que nos orgulha tanto.

Vamos trabalhar para que nossa infra-estrutura melhore; que a acessibilidade seja adequada nos prédios antigos, que todas as salas de aulas sejam reformadas etc. Vamos terminar de implantar o nosso sistema integrado (ERP), bem lembrado e explicitado pela comissão. Enfim, vamos cuidar de nossa sustentabilidade, continuando com o plano de recuperação econômico-financeira iniciado em 2005, como nos interpela o relatório dos avaliadores: “É importante salientar que a política de recuperação econômico-financeira não tem comprometido as atividades de ensino e pesquisa, garantindo o investimento mínimo necessário em recursos humanos, material de consumo e equipamentos”.

A realização de uma avaliação é boa para continuarmos a melhorar o que já é bom e aumentarmos nossos esforços para avançarmos no que ainda falta fazer. A nossa Comissão Própria de Avaliação (CPA) teve papel singular nesse processo, como nos fala o relatório: “A CPA foi instituída pelo Ato do Reitor n° 12/2004 e sua atuação é orientada pelas diretrizes emanadas do CONAES e pelas normas de funcionamento previstas em Regulamento próprio..." "...Cabe salientar e destacar que o processo de avaliação institucional da PUCSP, pela característica própria da IES, é um instrumento que tem contribuído para o avanço da qualidade do ensino, já reconhecida pela sociedade.”

Devemos incentivar nossa CPA e trabalhar para o adequado processo de avaliação e, sobretudo, para que os resultados não caiam no “fundo de uma gaveta”, isto é, no vazio. Precisamos analisar esses processos de avaliação e dar continuidade a eles, no sentido de melhorar sempre nossa caminhada de educadores e para nunca perdermos nossa qualidade.

Parabéns PUC-SP!

João Júlio Farias Jr.
Secretário Executivo