A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

Os professores têm seu dia

No próximo dia 15 celebraremos o dia do Professor/a.
Não aprecio muito essas datas pré-estabelecidas, registradas na Junta Comercial, por achá-las obrigatórias, impostas, incentivo para o consumo, onde todo afeto e respeito podem ser recuperados num presente!
Mas, de toda forma, aí está o dia.

Não há como negar a importância da atividade docente. Todos fomos influenciados por nossos mestres, que muitas vezes nos transmitiram mais do que o conhecimento teórico científico, mas valores, visão de mundo, comprometimento social.

Do curso básico à pós-graduação, são eles e elas que nos orientam na mais nobre atividade humana: o pensar.
Sobretudo na graduação, quando jovens e idealistas, o papel dos mestres se potencializa. Nesta fase da vida, em que tomamos decisões que repercutem por toda ela, a figura dos mestres adquire papel maior.

Quantos professores e professoras da nossa PUC não são vistos pelos alunos como verdadeiros referenciais de vida. Quantos não iniciam seus alunos na vida do engajamento político-social, na vida da pesquisa acadêmica séria, no gosto pela própria docência.

Lembro-me de grandes mestres que para mim são luminares até hoje. Para citar alguns: Dalmo Dallari, Fábio Comparato, Celso Lafer, Marcos Sérgio de Moraes Pitombo e Miguel Reale Jr, na Academia do Largo de São Francisco; Jacques Markowitch, João Sayad e Maria Tereza Limongi França, na pós da FEA-USP.

Na atual posição que ocupo, aqui na Fundação São Paulo, tenho a oportunidade de conviver com professores e professoras que continuam me ensinando, no dia a dia, nos embates em favor da Universidade e nos compromissos sociais que assumimos.

Há dois fatos celebrativos deste dia em 2010. O primeiro foi a assinatura do Acordo Interno de Trabalho, que reestabelece os direitos diferenciadores dos nossos Docentes; o segundo, o prêmio Nobel de Literatura concedido a um professor latino-americano, MárioVargas Llosa que, independentemente de suas posições políticas ,com as quais concordamos ou não, é um grande literato e um grande professor.

Saúdo todos os professores e professoras e espero que seu dia seja todos os dias.

José Rodolpho Perazzolo
Secretário Executivo