A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

Extensão: compromisso com a Comunidade maior

A Universidade baseia-se no tripé: ensino, pesquisa e extensão.
Tanto a tradição como a legislação que lhe é própria consagram esta tripla dimensão da atividade universitária.

A Universidade como nascedouro do saber, divulgadora do conhecimento não se legitimaria se não se colocasse a serviço da sociedade em que atua.

Na extensão, ao mesmo tempo em que se dispõe a iluminar com a ciência a vida humana e social ela se deixa questionar pelas práticas, necessidades e aspirações da comunidade humana.

Muitas vezes me questiono se a nossa PUC-SP vive esta dimensão em toda a sua grandeza.
Todos os dias nos deparamos com demandas sociais sérias e urgentes.
Lembro, aqui na nossa cidade de São Paulo, questões como: a população de rua, a homofobia, o transporte público, o déficit de moradia ...

Nunca a população de rua foi tão grande. São milhares de pessoas, famílias inteiras, vivendo pelas calçadas, debaixo de marquises, em absoluto abandono. Recentemente muitos albergues foram desativados. Surgiram novas maneiras de abordar a questão, mas, pelo que tudo indica insuficientes para amenizar a dor dos moradores de rua. Quem se depara com eles todos os dias, como eu, nota que muitos são portadores de problemas psíquicos graves, sem falar naqueles quem se entregam ao uso de drogas.

O que a PUC-SP tem a propor diante desta situação?
Todos os dias lemos notícias de ações contra homossexuais em nossas ruas. Se, por um lado o preconceito parece vencido, em pequenos grupos abastados e intelectualizados, o que os fatos na rua estão a dizer mostram o contrário! Como enfrentar esta questão?

Os trens urbanos ainda estão aí, trafegando de portas abertas e fazendo vítimas fatais todos os dias. O transporte ainda é um sacrifício para o trabalhador. Há alguma solução que possamos propor para a cidade?

Todos vimos os candidatos apresentarem números e números para dizer que reduziram o déficit habitacional. Você acreditou? Acompanhamos uma desocupação de um prédio na Avenida Ipiranga, na última semana. Os ocupantes estão acampados em frente à Câmara Municipal, esquecidos pela mídia e pelos que decidem. Temos proposta para mais esta questão social?

Às vezes penso que perdemos muito tempo fazendo "revoluções" internas e nos esquecemos da verdadeira, que se faz nas ruas, com o povo!

PUC-SP abre teus ouvidos e tua cabeça para os que sofrem!

José Rodolpho Perazzolo
Secretário Executivo