A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

Outorga do título de Cidadão Sorocabano a Dom Odilo Pedro Scherer

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, recebe nesta quinta-feira, dia 26 de maio, às 19h30min, das mãos do Secretário Municipal e ex-vereador Paulo Mendes, o título de Cidadão Sorocabano.

O recebimento desta honraria é sempre uma oportunidade única para que a comunidade local demonstre seu reconhecimento a alguém, pelos relevantes serviços prestados ao município.

Fato é que Dom Odilo merece ser homenageado em qualquer cidade deste Estado por sua trajetória de vida. Observando-se sua biografia entende-se como ele chegou em 24 de novembro de 2007, ainda muito jovem, à Cardeal-Presbítero de Santo André do Quirinal, pelas mãos do Papa Bento XVI.

Mas, não acredito que Dom Odilo esteja sendo reverenciado apenas por suas qualidades como líder religioso. Nem mesmo sinto que nossos edis queiram demonstrar respeito e afeto a este homem que acumula conhecimentos sólidos especialmente nas áreas de Teologia e Filosofia. Talvez, o fato de ser ex-reitor e sempre professor fosse motivo suficiente para honrá-lo. No entanto, na minha visão, o que trará Dom Odilo à Sorocaba no plenário da Câmara Municipal são suas relações com o campus Sorocaba da PUC-SP.

Como nosso Grão Chanceler e presidente do Conselho Superior da Fundação São Paulo, a mantenedora da PUC-SP, Dom Odilo responsabiliza-se pela manutenção de três cursos superiores no município, vinte programas de residência médica e vários cursos de especialização e aprimoramento, além de um curso de pós-graduação, recém aprovado pela CAPES. Como é marca da PUC-SP, nossos ex-alunos mostram-se na prática profissional, indivíduos capazes de trabalhar em equipe, éticos, reflexivos, competentes e, principalmente, humanistas.

A Universidade, por meio da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde, mantém estreita parceria com a municipalidade. Temos um amplo convênio aprovado pela Câmara envolvendo ensino, pesquisa e extensão, nas áreas de educação e saúde, que trazem benefícios mútuos à Sorocaba e região, assim como à nossa PUC, aqui chamada PUC-Sorocaba por sua umbilical identificação com a cidade.

Brevemente, Sorocaba receberá um Parque Tecnológico, integrando o sistema paulista criado pelo governo estadual. Trata-se de empreendimento criado e gerido com o objetivo permanente de promover pesquisa e inovação tecnológica. Percebe-se uma enorme disposição local para que Universidade e a FUNDASP se unam ao poder público, produzindo conhecimento, dando suporte ao desenvolvimento qualificado de atividades empresariais, e assim ampliando nossas ações extramuros.

Finalmente, a FUNDASP mantém em Sorocaba o Hospital Santa Lucinda, que presta relevantes serviços na área de assistência à saúde e que está sob gestão municipal, propiciando aos munícipes de Sorocaba e região um atendimento digno, reunindo ingredientes indispensáveis como tecnologia de ponta e políticas de humanização.

A FUNDASP investe nesta Unidade Suplementar da PUC-SP continuadamente, visando manter o conjunto das atividades desenvolvidas em áreas de extrema importância como nossa Maternidade, cuidado com as crianças no setor pediátrico, assistência a doentes em situação crítica nas Unidades de Terapia Intensiva e responsabilizando-se por cirurgias eletivas de modo geral. Deste modo, procedimentos de média e alta complexidade são oferecidos, indistintamente, para pacientes provenientes do SUS, da Saúde Suplementar e particulares.

Certamente Dom Odilo muito tem realizado “In meam commemorationem” (“fazei isto em memória de mim”), como é seu lema.

Sem dúvida, sinto-me bastante confortável em afirmar que Dom Odilo, nosso Grão Chanceler, é merecedor deste título. Fico feliz em saber que nossos vereadores visualizem a importância de nosso campus universitário para a cidade e que o fazem por meio desta pessoa ímpar, que na verdade é um educador, como tantos professores “anônimos” que fazem a diferença na construção de uma sociedade mais crítica, fraterna, solidária e ética.

Profa. Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues
Professora Titular do Departamento de Medicina da FCMS – PUC-SP
Coordenadora Acadêmica do Hospital Santa Lucinda