A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

A Universidade e a Saúde

Debater a saúde é sempre motivo de apaixonadas discussões. A Organização Mundial de Saúde conceitua “saúde” como o bem estar físico, psicológico e social. Nesse paradigma as possibilidades de intervenção vão desde a promoção à saúde até o atendimento aos indivíduos passando pela prevenção de doenças.

As universidades têm grandes possibilidades. Podemos atuar na graduação de profissionais com sólida formação teórica e prática, mas, sobretudo preparados para entender a globalidade do conceito de saúde e a necessidade do trabalho multiprofissional integrado. O desenvolvimento de experimentos nas áreas básicas bem como aquelas aplicadas no atendimento individual e coletivo tem feito da área da saúde uma das mais produtivas na área científica. Finalmente têm participado ativamente na assistência, articuladas com o poder público.

A Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP está inserida no contexto geográfico da região sudoeste do Estado de São Paulo. Sorocaba é sede de uma das mais extensas e heterogêneas regiões de São Paulo, pois engloba 48 municípios com grandes diversidades com uma população estimada de dois milhões de habitantes.

O curso de medicina foi criado em 1950 (o mais antigo em cidades interioranas de todo o país), e o de enfermagem em 1951. Em 1973 estes cursos foram incorporados à PUC-SP. Em 1981 os programas de residência médica nas áreas básicas e em 11 diferentes especialidades foram credenciados. Em 1997 criou-se o curso de Ciências Biológicas. Nossos cursos sempre tiveram currículos com metodologia tradicional.

Porém, desde 2002, com nossa participação nos programas de incentivo dos Ministérios da Saúde e da Educação, entre eles o PROMED, o Pró-Saúde, o Pet-Saúde - iniciamos uma transformação em nosso modo de ensinar. Podemos dizer sem medo de errar que os profissionais ora formados preenchem o perfil esperado para uma atuação eficiente, qualificada e humanizada na atenção á saúde.

Como pode ser constatado em nossos projetos pedagógicos “a formação sólida e humanística, a postura crítica, reflexiva e pró-ativa, tanto na assistência e cuidado ao indivíduo e à sociedade quanto na busca constante pelo aprimoramento profissional constituem a base do desenvolvimento curricular de nossos cursos”.

Na pesquisa, atuamos principalmente através da iniciação científica. A grande maioria de nossos projetos está dentro de linhas de pesquisa que privilegiam a integração da universidade aos serviços de saúde, desenvolvendo ações de natureza comunitária, de educação e de promoção à saúde.

Em 2010 implantamos o Programa de Mestrado Profissional em Educação para as Profissões de Saúde, perfeitamente integrado com as propostas da Universidade para a área. Esse primeiro programa de pós-graduação stricto senso, recomendado pela CAPES, deve alavancar nossa participação no ensino e pesquisa. Atuamos também através de cursos de capacitação para gestores e conselheiros municipais.

O que dizer da Assistência á Saúde? Há mais de 40 anos temos convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, para atividades didáticas e assistenciais no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). Esse convênio prevê a prestação de assistência vinculada às atividades práticas dos cursos de medicina e enfermagem e da residência médica. Alinhando-se às principais universidades, estamos prontos a participar mais ativamente da assistência. Assim, nos colocamos a disposição para ampliar a nossa participação. Começamos compondo o Conselho Gestor do CHS, através de dois representantes indicados pela Fundação São Paulo junto com outros 4 gestores estaduais e municipais.

Importante que se destaquem os convênios com a Prefeitura Municipal de Sorocaba para o desenvolvimento de atividades nas unidades de saúde, no Zoológico de Sorocaba e nas escolas, para estágios e pesquisa de nossos alunos.

Concluindo, no campus Sorocaba da PUC-SP, tradição e inovação caminham juntas, para melhor ensinar, pesquisar e atender a sociedade brasileira.


Prof. Dr. José Eduardo Martinez
Diretor da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde