A Fundação São Paulo
São Paulo - SP
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

Quem sabe faz a hora, não espera acontecer!

Com estas palavras de Geraldo Vandré, quero saudar a abertura de mais um ano acadêmico da nossa Universidade!

Este ano começa marcado por dificuldades no campo da macroeconomia, que afligem todo o país.

Inflação em alta, desemprego crescente, desaceleração da atividade industrial, queda no comercio de commodities... apurações de corrupção que se avolumam e que levam as grades gente de colarinho branco... estes indicadores preocupam a todos nós, e nos chamam a sermos criativos no enfrentamento deste cenário.

O governo, tendo à frente novo responsável pela Fazenda, aponta remédios, que dependem da consciência e dos debates do Parlamento. A sociedade civil protesta contra este cenário, sem, no entanto, propor novos caminhos.

Cabe, historicamente, à Universidade uma palavra que aponte saídas, soluções, resgate de valores éticos, na construção de uma sociedade democrática e inclusiva.

Momento de crise é momento de reflexão, de avaliação, de investir nos pontos fracos, para fortalecê-los e, quem sabe até, descobrir novos horizontes de ação.

Na PUC de São Paulo, vamos iniciar um conjunto de melhorias na estrutura física dos campi, visando criar melhores condições para as nossas atividades docentes.

Acessibilidade, salas com mais recursos, laboratórios mais bem equipados, serviços otimizados, serão oferecidos.

Mas Universidade não e só estrutura física. Investiremos, também, em mais pesquisa e na busca constante da excelência acadêmica.
Este ano a comunidade puquiana também será ouvida para a escolha de um(a) novo(a) Reitor(a).

Como já é tradição na PUC, a consulta a comunidade dar-se-á a partir da inscrição dos candidatos e de debates entre eles. Aqui, me parece, caber uma observação.

Mais do que representantes de grupos ou ideologias, estes candidatos deverão apresentar à comunidade propostas para a gestão da Universidade, para o enfrentamento dos seus problemas internos, mas, também, projetos para o futuro e de protagonismo da PUC no diálogo com a sociedade.

Estas propostas e projetos é que deverão informar a opinião de todos, ajudando-os a decidir quem melhor poderá conduzir a PUC pelos próximos quatro anos.

A PUC comemora seus setenta anos, uma história marcada por lutas, avanços, vanguardismo e respeito acadêmico. Na vida de uma Universidade, setenta anos e ainda “começo” de uma longa caminhada, lembrando os séculos que algumas já somam!

Além da sua historia, a PUC carrega consigo um legado valioso, o legado cristão, que nas palavras atualizadíssimas de Slavoj Zizek, filósofo marxista esloveno, em “O Absoluto Frágil”, é um legado precioso demais!

Juntos, no diálogo e no trabalho diário, viveremos este ano engrandecendo a nossa Universidade, fazendo a nossa hora!

Jose Rodolpho Perazzolo
Secretario Executivo