A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é uma atividade organizada com o mundo jovem pela Igreja Católica. O primeiro encontro foi realizado em 1985, em Roma e é celebrado a cada dois ou três anos em uma cidade escolhida pela Santa Sé. Milhares de jovens de todos os países do mundo participam desse grande evento. No ano de 2010, a JMJ realizou-se na Espanha, em Madrid, onde se recolheram  mais de dois milhões de Jovens.

Neste ano de 2013, a JMJ ocorrerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de Julho, onde são esperados mais de dois milhões de jovens do mundo inteiro. O tema que será aprofundado ao longo dos dias é o convite feito por Jesus no Evangelho de Mateus: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.  Evidentemente, trata-se de um encontro mundial marcado fortemente pela experiência religiosa. É uma grande provocação para a juventude de hoje que recebe propostas muito pobres e sem uma conotação ideal,  caracterizadas apenas por um interesse econômico e material. Ao longo dos dias, misturam-se atividades de tipo cultural (Mostras, Apresentação de filmes, Shows Musicais) com eventos mais tipicamente religiosos, sobretudo estes últimos marcados sempre pela presença do Papa Bento XVI. O desafio de transmitir aos jovens o ideal fascinante da vida cristã foi assumido de maneira especial pelo carismático Papa João Paulo II e, hoje, com inteligência e paixão pelo Papa Bento XVI, que, apesar da Idade, sabe transmitir uma grande vibração humana pela vida da Fé.

A JMJ será precedida por uma pré-jornada (Semana Missionária) em que os jovens que irão participar do evento do Rio estarão presentes em outras cidades brasileiras. Em São Paulo, são esperados trinta mil jovens entre 18 e 21 de Julho de 2013. Esse encontro de preparação tem o objetivo de fazer conhecer a experiência cultural e religiosa de todos os lugares do Brasil e de mobilizar a realidade local para participar do evento do Rio.

Em preparação à JMJ, nos mesmos dias, de 18 a 21 de Julho de 2013, será realizado em Belo Horizonte o Congresso Mundial das Universidades Católicas, cujo tema “Novos Tempos, Novos Sentidos” permitirá enfrentar o debate sobre a fé e a crise de sentido.
A PUC-SP estará representada em todos esses eventos por estudantes e professores.

Pe. Vando Valentini
Coordenador de Pastoral da PUCSP


Maiores informações sobre os eventos consulte:

JMJ Rio 2013 www.rio2013.com
Semana Missionária (pré-jornada) em S. Paulo www.prejmjsp.com
Congresso Mundial das Universidades Católicas www.cmuc.pucminas.br