A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

PUC-SP – DESAFIOS A ENFRENTAR

No mês de agosto de 2013 a PUC-SP completa 67 anos de protagonismo no cenário da educação superior no Brasil. Muito há para comemorar, mas muito ainda há que ser feito no sentido do aprimoramento dos trabalhos acadêmicos e administrativos.

Se hoje a Instituição se envaidece com os lugares que ocupa em alguns dos rankings que classificam universidades, não pode perder de vista o momento de profundas mudanças sociais que exige novos olhares de todos os que nela atuam. Perder de vista a concorrência, as expectativas dos jovens e nossos limites, pode significar um grande risco que não queremos correr.

Em que pesem as boas classificações, temos de admitir que elas se juntam a outras não tão boas. Por isso vemos como indispensável recuperar a imagem da Universidade, para que possa se concretizar maior interesse por todos os nossos cursos.

Sabemos que nos colocamos diante de uma tarefa difícil que exige dos gestores diagnósticos adequados e ações planejadas com cuidado e determinação, para não se perder o bom conceito que a PUC-SP tem em nossa sociedade. Isso nos impõe uma busca incansável da excelência acadêmica, a partir de uma autonomia responsável que evidencie os cursos em posição de destaque pela qualidade.

Bem por isso solicitamos, no início do ano, aos responsáveis pelos cursos que veem perdendo alunos ao longo dos últimos processos seletivos que revisassem seus Projetos Pedagógicos com a devida urgência. Não há mais tempo a perder, e é fundamental traçar um caminho que se conduza por diretrizes que respeitem a sustentabilidade da Instituição e que levem a projetos pedagógicos em sintonia com os anseios da sociedade.

Acreditamos que será pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, abertos à criação, que vamos, dentro de parâmetros éticos mostrar uma nova imagem da Universidade.

Seguindo nessa direção, estamos iniciando duas ações complexas, mas devidamente planejadas: um estudo para aproveitamento dos resultados do ENEM, na captação de alunos, em especial nos cursos de baixa procura e a preparação, em conformidade com o Estatuto e o Regimento da Instituição, do processo de avaliação contínua.

Temos ciência de que o momento atual nos coloca diante de muitos desafios que nos pedem urgências, cumprimento de prazos estabelecidos e disposição para muito trabalho, pois não temos dúvidas de que vivemos um período de transformações culturais e tecnológicas que impõe, também, diálogo em nível nacional e internacional.

Profa. Dra. Anna Maria Marques Cintra
Reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo