A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

V SIMPÓSIO DERDIC

MECANISMOS DE EXCLUSÃO, ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO

A Derdic- Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, Unidade Suplementar da PUC-SP, promove nos dias 28 e 29 de Maio de 2012 o V Simpósio Derdic, com o tema Mecanismos de exclusão, estratégias de inclusão.

Este Simpósio tem por objetivos fundamentais debater a problemática da exclusão e promover discussões conceituais sobre o tema, tais que, possam conduzir a novos caminhos e soluções inusitadas, a respeito dos mecanismos de exclusão e seus efeitos sobre o homem. Tem, também, como meta, aprofundar o entendimento e movimentar a reflexão sobre as ações voltadas para a inclusão social, profissional, política e educacional no Brasil. Para alcançar esses objetivos procura entender as relações vigentes e possíveis entre as bases que sustentam a exclusão e as possibilidades de inclusão. Espera-se que os debates e reflexões sobre tema tão pungente, possam criar as raízes para a emergência de um raciocínio crítico que venha subsidiar ações prospectivas eficazes.

Pretendemos, nesse simpósio, realizar a ultrapassagem de limites conceituais e ideológicos decorrentes de práticas localizadas e cristalizadas, ou seja, ir alem dos discursos instituídos, abalar certezas estáticas e criar, com isso, um desconforto produtivo. Considerando que serão discutidos vários aspectos da exclusão-inclusão que ocorrem em nosso pais, estimamos que o evento deve ser entendido como de âmbito nacional.

As discussões sobre o assunto que contempla o evento, na forma de plenárias e mesas redondas, estarão aos cuidados de pesquisadores nacionalmente reconhecidos em suas áreas de reflexão e atuação, representantes de órgãos governamentais e/ou do Terceiro Setor, profundamente envolvidos com a questão em foco no V Simpósio.

A Derdic- Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação, Unidade Suplementar da PUC-SP, vinculada academicamente à Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, tem ordenação administrativa própria, subordinada à Fundação São Paulo. Tem tradição interdisciplinar impressa na sua constituição e natureza inequívoca de sua missão acadêmica e social, qual seja: educar e qualificar surdos, prestar atendimento e tratamento a pessoas com alterações de audição, voz e linguagem, formar profissionais e realizar pesquisa para que todos os envolvidos nas atividades institucionais possam assumir o papel de agentes transformadores na sociedade.

Com essas considerações, a diretoria e toda a comunidade Derdic convidam a todos os interessados nesse tema tão importante e atual, para que participem das discussões e reflexões que serão a tônica desse evento.

Alfredo Tabith |Junior

Superintendente da Derdic-PUCSP