A Fundação São Paulo
Mantidas
Endereço:
Fundação São Paulo
Edifício Franco Montoro
Rua João Ramalho, 182
Perdizes - CEP: 05008-000
São Paulo - SP
(11) 3670-3333
fundacaosaopaulo@pucsp.br
Design: PUC-SP - DTI - Núcleo de Mídias Digitais

Histórico

A FUNDAÇÃO SÃO PAULO, Mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo é pessoa jurídica de fins não econômicos, tendo sua sede na Capital do Estado de São Paulo, no bairro das Perdizes, Edifício Franco Montoro, Rua João Ramalho, 182, inscrita no CNPJ/MF sob nº 60.990.751/0001-24.

A referida Fundação foi criada em 10 de outubro de 1945, conforme Escritura de fundação lavrada no 11º. Tabelião da Capital, tendo sido seu instituidor o Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, então Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

No ato sua criação, estiveram presentes, além de seu instituidor, o Curador de Resíduos, Dr. Azor Montenegro, representando o Ministério Público e como testemunhas, o Prof. Dr. André Franco Montoro e o advogado, Dr. José Feliciano Ferreira da Rosa Aquino, que viria a ser o primeiro funcionário contratado da Instituição, registrado no Livro de Registro de Empregados nº. "1" - Folha "1".

A criação de uma fundação, que se denominaria Fundação São Paulo, ficou resolvida de acordo com deliberação dos Srs. Arcebispo e Bispos do Estado de São Paulo em reunião coletiva do Episcopado Paulista, realizada na capital paulista em 22 de abril de 1945, data comemorativa do bi-centenário da criação do Bispado de São Paulo.

O Estatuto da Fundação São Paulo encontra registrado inicial sob o nº 428, no livro A, nº 01, de Pessoas Jurídicas do 4º Cartório de Registros de Títulos e Documentos desta Capital, com as alterações posteriores vigentes, aprovadas pelo seu Conselho Superior e Ministério Público – Curadoria de Fundações, na forma da lei, devidamente registradas no aludido Cartório.

Hoje, preside a Fundação São Paulo o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

Objetivos da Fundação

Títulos e Certificações