III Simpósio Internacional do PEPG em Teologia

banner_sip1.jpg

Local: Campus Ipiranga – Av. Nazaré, 993 - Ipiranga

 

MESAS TEMÁTICAS

MESAS TEMÁTICAS - Clique aqui

O discipulado cristão a serviço da vida

Palestrantes e Debatedores
Prof. Dr. Boris Agustin Nef Ulloa e Prof. Dr. Gilvan Leite de Araújo

Ementa
A América Latina possui um rosto alegre e colorido de raças, crenças e culturas. Esta multicolorida identidade é, também, marcada pelas dores e injustiças que, muitas vezes, desfiguram sua beleza. O rosto do Filho de Deus resplandece como esperança. Este “que não considerou a sua dignidade mais se abaixou” (cf. Fl 2) a fim de evangelizar os pobres, proclamar a libertação aos presos, restituir a liberdade aos oprimidos e proclamar o ano graça (cf. Lc 4,18-19), veio para dar vida aos homens (cf. Jo 6,33) pois nele estava a vida (Jo 1,4). A vida é proposta daquele que esteve morto e voltou à vida (cf. Ap 2,8) para àqueles que se encontram à sombra da morte (cf. Lc 1,79), a fim de que tenham vida e a tenham em plenitude (Jo 10,10) e, por isso, envia os seus como mensageiros da Palavra de vida (cf. Fl 2,16)


Salmos, estudo Bíblico, leitura espiritual e celebração litúrgica

Palestrantes e Debatedores
Prof. Dr. Matthias Grenzer, Prof. Dr. Valeriano dos Santos Costa e Prof. Dr. Kuniharu Iwashita

Ementa
Os Salmos exigem estudo. Suas sequências incomuns de palavras e frases, os paralelismos surpreendentes, os diálogos dramáticos e as inúmeras imagens exigem investigação e pesquisa. O fato de esses poemas refletirem o contexto histórico-religioso do antigo Israel, nos séculos anteriores ao nascimento de Jesus, desafia o teólogo na busca de seu provável sentido original. Os Salmos são uma proposta de espiritualidade, capaz de contradizer outras espiritualidades. São orações comprometidas que se preocupam com quem está sendo injustiçado, seja pela vida, seja por pessoas agressivas e violentas. Trata-se de meditações que insistem na lealdade do homem e em um Deus capaz de inverter o destino dos miseráveis. Dessa forma, surge a eterna dinâmica da transformação das lamentações humanas em louvor dirigido ao libertador divino, quando o homem é atendido em suas necessidades. Os Salmos são celebração litúrgica. Orações cantadas e musicadas. Ao rezar com eles, a comunidade se propõe a insistir em um encontro dinâmico e místico com seu Deus. É Igreja que reza como Jesus rezou, fazendo uso das mesmas orações. Enfim, a Mesa Temática aqui proposta une os membros de três Grupos de Pesquisa: TIAT (Tradução e Interpretação do Antigo Testamento), liderado pelo docente Matthias Grenzer, Teologia e Espiritualidade, liderado pelo docente Kuniharu Iwashita, e Teologia Litúrgica, liderado pelo docente Valeriano dos Santos Costa. Procura-se por estudos teológicos avançados, a fim de descobrir-se novamente a importância dos Salmos na literatura bíblica, na vida espiritual das pessoas e nas celebrações litúrgicas da comunidade eclesial.


Narrações de Deus na Teologia Latino-Americana

Palestrantes e Debatedores
Prof. Dr. Maria Freire da Silva e Prof. Dr. Antonio Manzatto

Ementa
É sabido que a Sagrada Escritura se utiliza de narrações para expressar sua fé em Deus, entendendo-o como Deus da História. A narração é a forma mais apropriada para se falar do Deus que age na história, diz Ricoeur. Além disso, muito do que se produz em termos narrativos na literatura, nas artes e na cultura, refere-se a Deus e à fé nele depositada. A teologia latino-americana também recorreu, por diversas vezes e de diferentes maneiras, à narração para expressar sua reflexão, sendo a teologia narrativa um destes exemplos. Em tempos mais recentes, tem sido estudada de diversas maneiras a relação entre teologia e literatura e seus modos de se referirem a Deus e ao humano que se encontram na história e nas histórias. A compreensão de Deus na Teologia Latino-Americana e sua ação em defesa dos pobres se expressa também em formas de narrativas, prenhes de significados salvíficos. Perscrutar as narrativas que se referem a Deus na América Latina é a proposta desta mesa temática.


Teologias da libertação e teologia do povo no contexto latino-americano.
Desafios de Medellín à atualidade

Palestrantes e Debatedores
Prof. Dr. Pe. Edelcio Ottaviani e Prof. Dr. Ney de Souza

Ementa
A partir do caminho aberto pelo Vaticano II, a teologia latino-americana vem contribuindo, de forma pertinente e criativa, para a articulação entre fé e vida e para dar consistência e solidez ao compromisso com a justiça social e a construção de uma sociedade justa e solidária. O estudo da temática da(s) teologia(s) da libertação e da Teologia do Povo que embasa o pensamento do papa Francisco sobre a libertação dos pobres será a base de reflexão para a apresentação de temáticas neste grupo. A reflexão, aberta à contribuições, segue eixos temáticos reveladores de práticas que constroem as teologias latino-americanas, como as comunidades eclesiais de base, espaço socioeducativo no contexto brasileiro, marcado por lideranças políticas éticas. Sendo também espaço para discutir os princípios do movimento de educação de base proposto por D. Helder Câmara no Recife. Dessa forma, o objetivo é apresentar e resgatar temas fundamentais da reflexão teológica latino-americana, evidenciando suas características e sua relevância neste momento histórico.

 

16 de agosto / quarta-feira

MANHÃ
08h00
Credenciamento
08h30
1ª Conferência: Teologia do Povo em contexto latino-americano.
Conferência Prof. Dr. Omar Cesar Albado (UCA)
09h30

Perguntas

10h00

Café

10h30

Mesas Temáticas

12h00

Almoço

TARDE
13h30

Comunicações

17h00

Evento Cultural

 

17 de agosto / quinta-feira

MANHÃ
08h30
2ª Conferência: Pluralismo religioso na América latina.
Conferência Prof. Dr. Cláudio de Oliveira (UMESP)
09h30
Perguntas
10h00
Café
10h30
Mesas Temáticas
12h00
Almoço
13h30
Comunicações
TARDE
17h00
Evento Cultural

 

18 de agosto / sexta-feira

MANHÃ
08h30 Encontro dos alunos do Programa com os alunos que fizeram intercâmbio no exterior
10h00 Café
10h30 3ª Conferência: Papa Francisco e o reavivamento da Teologia Latino americana.
Prof. Dr. Wagner Sanchez (PUCSP)
12h00 Encerramento

 

Valores para as Inscrições no III Simpósio do PEPG em Teologia


O pagamento das Taxas de Inscrição ocorrerá no momento do Credenciamento:

Docentes com Comunicação: 30 Reais
Discentes com Comunicação: 20 Reais
Ouvintes: 10 Reais

No que se refere à aprovação das Comunicações propostas, o fluxo será contínuo. A pessoa interessada deve envia sua proposta, sendo que esta, em poucos dias, será analisada. O proponente receberá um informe sobre a aprovação via e-mail.
O prazo para as Inscrições se estenderá até o dia 07 de agosto.

 

Inscrição para o evento

 

 

Inscrição com comunicação

 

Conecte-se à PUC-SP