Visite o site da PUC-SP Voltar para página inicial

O Evento

O VI ENAPEGS tem como tema central "Gestão Social: mobilizações e conexões".

O evento é um fórum de encontro de pesquisadores, estudantes, profissionais e toda sorte de atores sociais envolvidos ou interessados em conhecer formas de gestão dialógicas, mobilizadoras e inclusivas. Conquanto o termo ainda careça de contornos mais precisos de definição, já se pode reconhecer a Gestão Social como uma categoria polissêmica, cujo sentido desafia a ideia da gestão como termo associado apenas a produtividade, desempenho e controle. Sendo uma ação humana, o ato de gerir mobiliza recursos variados de forma organizada: capital, pessoas, matéria prima e tecnologia logo são lembradas; mas não se pode mais esquecer do conhecimento como fator fundamental do desenvolvimento de qualquer sociedade. Como organizar a criação, difusão e multiplicação do conhecimento?

No VI ENAPEGS convidamos a todos para pensar a gestão como um processo que se dá a medida que atores sociais diversos se mobilizam, se conectam e criam formas inteligentes de aprendizagem ativa e desenvolvimento conjunto para organizações públicas, privadas ou sem fins lucrativos.Quais ações representam mobilizar e conectar pessoas? Qual o nível e quais práticas de articulações entre organizações do Estado, do mercado e da sociedade civil demonstram ou poderão demonstrar a gestão como processo dialógico? E, por fim, qual a agenda proposta para a Gestão Social, quer na formulação de políticas públicas, quer naquelas relações de caráter produtivo?

Espera-se que estas perguntas possam ser respondidas, em parte, nos diversos painéis que estão preparados na programação do VI ENAPEGS, mas que venha principalmente nos trabalhos que serão apresentados no encontro, distribuídos em 06 temáticas: Economia Solidária e Cooperativismo; Gestão Social, Políticas Públicas e Território; Democracia, Participação, Redes e Movimentos Sociais; Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão Social; Sustentabilidade, Mercado e Sociedade; Inovações e Tecnologias Sociais.

Em sua VI edição o ENAPEGS busca reafirmar os contornos de um campo de estudos sobre a gestão social no Brasil que já demonstrou seu potencial para promover novos debates e lidar com questões que exigem respostas criativas e inovadoras. Nesse sentido o evento de 2012 buscará pavimentar os caminhos para a institucionalização e os futuros desenvolvimentos do campo da gestão social no Brasil. Buscando alargar as fronteiras do debate em gestão social, neste 6o. evento os pesquisadores da América Latina serão convidados, tornando o VI ENAPEGS de âmbito sulamericano.

Instituições Promotoras

Neats | PUC-SP Cedepe | PUC-SP Escola de Artes, Ciências e Humanidades | EACH | USP Centro Universitário da FEI

Instituições Parceiras

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Design DTI-NMD