Membros

Grupo de Pesquisas em Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia

Membros

 

Coordenação 

Coordenadora: Anita Kon

Economista pela FEA/USP (1974). Especialização em Economia Regional e Urbana - Instituto de Pesquisas Econômicas - FEA/USP (1975). Especialização em Administration Publique - Spécialisation en Elaboration et Utilisation de Comptes Nationaux, pelo Institut International D'Administration Publique (IIAP), Premier Ministre-Centre de Perfectionnement Économique et Financier (CEPEF), Paris (1984). Mestre (1985) e Doutora (1990) em Economia pela FEA/USP. Visiting Scholar no Department of Economics, University of Illinois at Urbana-Champaign (1996). Atualmente, é Professora e pesquisadora do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política (PEPGEP) da PUC/SP (desde 1987). Foi Professora e pesquisadora do Departamento de Planejamento e Análise Econômica da Escola de Administração de Empresas da FGV/SP (1988-1992). Foi Chefe do Departamento Econômico da Diretoria de Estatística (1979-82) e Coordenadora do Grupo de Contabilidade Regional (1982-85) da Fundação SEADE. Foi Vice-coordenadora do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política (PEPGEP) da PUC/SP de 1995-1997. Foi Coordenadora do PEPGEP da PUC/SP de 1997-1999. É assessora econômica da Universidad Autónoma de Madrid. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria e Política de Planejamento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: emprego, desenvolvimento econômico, trabalho, política econômica e desenvolvimento.

Acesse o Currículo Lattes

Vice-coordenadora: Elizabeth Borelli

Pós-doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP e Universidad de Manizales - através do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO); Doutorado em Ciências Sociais: Sociologia (2006) e Mestrado em Economia Política (1999) pela PUC/SP, Graduação em Administração Pública pela FGV/SP (1980), Especialização em Física Nuclear pela PUC/SP e pela USP, Bacharelado e Licenciatura em Matemática, Bacharelado e Licenciatura em Física. É Professora Assistente Doutora da PUC/SP, Coordenadora do Curso de Ciências Atuariais, Professora do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política (PEPGEP). Participa da rede internacional de pesquisadores do GT CLACSO Juventudes, infancias, políticas, culturas e instituciones sociales en América Latina, por meio do projeto de pesquisa Violências da democracia e genocídio juvenil; e do grupo de pesquisa Jovens/juventudes: políticas públicas e formas de participação cultural, política e comunicacional. Tem experiência nas áreas de Métodos Quantitativos, Economia e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, sustentabilidade, economia política, economia matemática e estatística.

Acesse o Currículo Lattes

 

 

 
Professores/Pesquisadores  

Antonio Cordeiro Filho

Tem graduação em Ciências Atuariais (PUC/SP). Mestre em Administração de Empresas, tema: Desenvolvimento das pequenas e médias empresas na área de Prestação de Serviços em Saúde Suplementar (maio/2006). Doutor (fev/2012). Professor da PUC/SP nas disciplinas de Matemática Atuarial I e II, Matemática Financeira I e II, Matemática Aplicada e  Seminários Atuariais. Vice-coordenador e depois Coordenador do Curso de Ciências Atuariais da PUC/SP. Coordenador do Curso Master Business Actuarial (MBA) do COGEAE-PUC/SP em São Paulo. Perito Atuarial. É qualificado pelo Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), em Seguros, Previdência Privada, Seguro Saúde, Capitalização e Sorteios.  Foi Vice-coordenador do Curso de Ciências Atuariais (Unifesp-Osasco) e eleito Coordenador após homologação da Congregação do mesmo Curso em ago/2016. Participa da Comissão de Extensão da Unifesp.

Aurélio Sbizzarro Neto

Mestre em Economia Política pela PUC/SP (mar/2016). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Nove de Julho (2008). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Econômico e Social.

Acesse o Currículo Lattes

 

Claudemir Ramos da Silva

Mestre em Economia Política pela PUC-SP. Possui Especialização em Economia do Trabalho pela PUC/SP e Extensão em Gestão de Carteira de Crédito pela FGV/SP. Bacharel em Ciências Econômicas, registro CORECON-SP 31.410. Economista-pesquisador no Centro de Pesquisas 28 de Agosto. Membro da Comissão de Educação do CORECON-SP entre 2007 e 2009. Professor Universitário na Graduação e Pós-graduação (MBA). Possui publicados diversos artigos científicos, capítulo de livro financiado pelo CNPq-PUC/SP. Autor do livro Sustentabilidade e empregos verdes no Brasil, lançado no 36º Encontro Anual da ANPOCS.

Edson Ferreira de Oliveira

Licenciatura Plena em Matemática pelo IME/USP (1974), Graduação em Engenharia de Produção pela Poli/USP (1971), Mestrado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1993), Doutorado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1998) e Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP (2001). Atualmente, é Professor Associado da Graduação da PUC/SP, membro do NEAF da PUC/SP, representante da FEA junto ao CEPE da PUC/SP, Professor Associado da PUC/SP, Professor e Orientador do Saint Paul Institute of Finance, Professor da Faculdade FIA de Administração e Negócios, Professor da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis Atuariais e Financeiras, Professor de Pós-graduação Lato Sensu da FIEO. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: risco, matemática financeira, mercado de capitais, modelo e modelagem.

Acesse o Currículo Lattes

Hiroco Fuita

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Farias Brito (1975), Graduação em Física pela USP (1969), Graduação em Matemática pela USP (1973), Mestrado em Administração pela PUC/SP (1992) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2003). Atualmente, é Professora de Matemática na FEA-PUC/SP e da ESPM. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Acesse o Currículo Lattes

João Batista Pamplona

Graduação em Engenharia Agronômica pela UFSC (1987) e em Administração pela UESC (1987), Mestrado em Economia pela PUC/SP (1992) e Doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP (2000). Pós-doutorado no Departamento de Economia da FEA/USP. É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado/Doutorado) da USCS. É professor do Programa de Pós-Graduação em Economia Política e do Departamento de Economia da PUC-SP. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com destaque para Economia da Tecnologia, Economia Industrial, Economia do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria, inovação, autoemprego, setor informal, geração de trabalho e renda, mercado de trabalho, desenvolvimento econômico e tecnológico. Nesses temas, tem artigos e livros publicados e pesquisas realizadas para instituições como FAO/ONU, CEPAL, Fundação Konrad Adenauer, CEBRAP, BNDES, entre outras.

Acesse o Currículo Lattes

Júlio Manuel Pires

Possui graduação em Economia pela USP (1985) e em História também pela USP (1990), Mestrado em Economia pela USP (1989) e Doutorado em Economia pela USP (1993). Atualmente, é Professor Doutor do Departamento de Economia da FEA-RP/USP e professor titular do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política (PEPGEP) da PUC/SP. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Brasileira e História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: História Econômica, Economia Brasileira e Políticas Públicas.

Acesse o Currículo Lattes

Luiz Guilherme de Oliveira

Economista. Pós-doutorado na École des Hautes Études en Science Sociales (EHESS), Paris, França (2015). Pós-doutorado na School of International and Public Affairs (SIPA) da Columbia University, Nova York, EUA (2011). Doutor em Política Científica e Tecnológica (DPCT) pela Unicamp (2005). Mestre em Economia pela PUC/SP (1998). Professor Associado II da Universidade de Brasília (UnB). Professor Visitante na School of International and Public Affairs (SIPA) da Columbia University, Cátedra Ruth Cardoso, Nova York, EUA (2012). Pesquisador do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública (CEAG-UnB). Foi bolsista da Fapesp, Capes, CNPq e Comissão Fulbright.

Acesse o Currículo Lattes

Renaldo Antonio Gonsalves

Doutor em Ciências Sociais no programa de Política pela PUC/SP (2006), Mestre pelo programa de Economia da PUC/SP (1996), com parte dos créditos do Mestrado na USP (1980/1984), Graduado em Economia pela Unicamp (1980). Assistente de doutor (desde 2009) do departamento de Métodos Quantitativos e Ciências Atuariais da PUC/SP. Área de atuação: pesquisa em modelos de mercados com utilização de métodos quantitativos ou modelagem quantitativa. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC) desde 2009, com foco na educação comparada de métodos quantitativos; Relator Especialista para avaliar instituições de ensino da Câmara de Educação Superior de São Paulo (Conselho Estadual de Educação) desde 2010.

Acesse o Currículo Lattes

Rodolfo Silva Viana Sousa

Graduação em Ciências Econômicas pela PUC/SP (2009) e Mestrado em Economia pela PUC/SP (2016). Atualmente, é Economista do DIEESE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia, Indústria, Produtividade, Produtividade do Trabalho, Indústria de Transformação. 

Valério Vitor Bonelli

Doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, linha de pesquisa em Sustentabilidade (Inovação e Melhoria Contínua), Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica pela FECAP, Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis, com Especialização em Finanças pela FECAP. Professor na PUC/SP, trabalhou também no Grupo Itausa Industrial (Duratex), Divisão Deca, por mais de 30 anos. Autor de livro, capítulos de livros em Gestão Estratégica de Custos e artigos, com publicação de trabalhos em eventos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Controles de Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, produtividade, melhoria contínua, meio ambiente, qualidade, economia de empresas, planejamento e sustentabilidade. Participa deste Grupo de Pesquisa, com pesquisas em Relatórios Sustentáveis.

Acesse o Currículo Lattes

Vladimir Sipriano Camillo

Graduação em Ciências Econômicas pelas Faculdades São Judas Tadeu (1986), Mestrado em Economia pela PUC/SP (1996) e Doutorado em Ciências Sociais pela PUC/SP (2003). Atualmente, é Professor Doutor do Centro Universitário Fundação Santo André e da Universidade São Judas Tadeu. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de renda e emprego nos serviços.

Acesse o Currículo Lattes

 

 
Mestrandos / Doutorandos (PUC/SP)  

Ana Carolina Aguiar Penha

Aluna do curso de pós-graduação em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), desde março de 2016. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, (2010). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Políticas de Inovação para o desenvolvimento.

Acesse o Currículo Lattes

Martha Malheiro Launay

martha-launay.jpg

Economista graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010) e Mestranda em Economia Política pela PUC-SP. Tem experiência nas áreas de Economia e Meio Ambiente, com ênfase em Economia Regional, Economia do Setor Público e elaboração de indicadores socioeconômicos.

Acesse o Currículo Lattes

Matheus Samarone Machado

Economista graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Mestrando em Economia Política pela PUC/SP. Tem experiência nas áreas de Economia e Finanças, com ênfase em Economia Regional, Economia do Setor Público, Mercados de Capital, Análise de Risco Financeiro, Análise e Planejamento Financeiro, entre outras áreas.

Acesse o Currículo Lattes

Miguel Augusto Rodrigues Silva

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (início em jan. 2017). Pós-graduado (Especialização) em Política e Relações Internacionais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2013). Graduado em Letras, Habilitações em Português e Grego Clássico, pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Acesse o Currículo Lattes

Menu
PUC-SP
J.PUC-SP
Sou PUC