Home > A voz e a técnica vocal


A Voz e a Técnica Vocal

A voz é um instrumento e um coral é formado por vozes diferentes divididas em quatro naipes: (tenores e baixos – vozes masculinas) e (sopranos e contraltos – vozes femininas).
Cada naipe aprende uma linha de melodia diferente e quando as quatro cantam juntas, está formada uma orquestra de vozes.

O integrante de um coral não precisa, necessariamente, conhecer a leitura de partituras. Os ensaios são orientados pelo regente, na maioria das vezes através de um piano fixo ou portátil ou um teclado que dão o tom das músicas a serem trabalhadas pelo grupo.

Aprender a cantar é aprender a respirar. E as técnicas de “vocalize” além do alongamento e relaxamento corporal envolvem exercícios específicos que ajudam na harmonia da respiração, da articulação dos sons e na projeção da voz. Assim como o corpo precisa de alongamento antes de iniciar um exercício, a voz também precisa de aquecimento.

O “vocalize” do coral da Puc é aplicado pelo professor de técnica vocal, Paulo Menegon, antes de iniciar o ensaio propriamente e antes das apresentações. Com a experiência adquirida é importante que os alunos pratiquem em casa os exercícios básicos, como postura, relaxamento e respiração, assim como os vocalizes mais simples, com o objetivo de condicionar o corpo ao canto, buscando o aperfeiçoamento nas habilidades vocais. Assim como o sucesso de qualquer aprendizado é o treino, o sucesso de um coral é a voz bem aquecida e o ensaio.

As aulas de técnica vocal do Cuca estão abertas para alunos, professores e funcionários que trabalham com a voz e se interessam em cuidar dela. As aulas acontecem nos mesmos dias e horários de ensaios do grupo.

Clique aqui para ler o texto das Profas. Marta Andrada e Silva e Leslie Ferreira - Voz e qualidade de vida: Promoção e Prevenção.