Home > O Grupo

O Grupo

O grupo é formado na sua maioria por alunos, ex-alunos e funcionários. Além de receber também componentes da comunidade externa da universidade.
Nestes 40 anos de trabalho comunitário, sob a regência de seu fundador, regente Renato Teixeira Lopes, o CUCA já se apresentou em Festivais e Encontros de caráter nacional e internacional e, desde sua fundação tem como principal característica, desenvolver um trabalho ligado à pesquisa artística e à divulgação da cultura musical, através de um vasto repertório que abrange obras de diversos estilos e épocas. Marcou sua presença nos palcos cantando canções de compositores brasileiros como Chico Buarque, Tom Jobim, Gilberto Gil, entre outros, mesclando o repertório com músicas de renomados compositores eruditos, contemporâneos e com peças medievais e sacras, algumas delas com montagem cênica.

O CUCA começou como uma atividade ligada aos centros acadêmicos quando o país vivia o momento da ditadura e precisava escolher para quem cantar. Nesta época, significava para os alunos uma forma de expressão num tempo de proibição das expressões políticas.

Hoje o Coral está vinculado a Pró-Reitoria de Cultura e Relações Comunitárias e possui 43 componentes, todos voluntários, sendo que alguns acompanham o trabalho do grupo há mais de 15 anos. No CUCA passaram pessoas que descobriram sua musicalidade através do canto coral e buscaram o aperfeiçoamento como cantores solos, instrumentistas e/ou optaram pela faculdade de música de outras universidades na formação de regência.