Ateliers

Atelier: Moda semiótica e consumo

Ementa:

: O atelier Semiótica, Moda e Consumo, embasando-se na semiótica francesa de A. J. Greimas e na sociossemiótica de E. Landowski, busca mapear os diversos modos de produção da moda brasileira, suas articulações e circulação na cidade de São Paulo, analisando que estratégias são utilizadas pelas marcas para a seleção de pontos de venda e determinando, assim, escolhas de mediatização que as difundem para seu público-alvo. A pesquisa tem como objetivo geral, portanto, construir uma tipologia do consumo de moda em São Paulo. O escopo de trabalho dos pesquisadores do atelier procura abranger o leque plural de estudos sobre a moda, o corpo e a aparência, partindo das diversas instâncias da produção, desenvolvimento, divulgação e consumo de moda em objetos diversos que constituem sua cadeia industrial nas sociedades capitalistas, cadenciando os diversos modos de consumir.


Coordenadora
Mariana Braga Clemente (Doutoranda - PUC-SP:COS/CPS)


Pesquisadores (em ordem alfabética)
Carolina Santos Garcia (Mestranda - PUC-SP:COS/CPS)
Jackeline Zarpelon (Mestranda - PUC-SP:COS/CPS)
Kleidir Salgado (Mestre - EACH-USP; FAAL/CPS)
Liana Costa do Carmo (Mestranda - PUC-SP:COS/CPS)
Marcio de Paula José (Mestrando - UEL)
Vanessa Rozan da Silveira (Mestranda - PUC-SP:COS/CPS)
Vera Azeredo Pereira-Barretto (Doutoranda - PUC-SP:COS/CPS)

Atelier: São Paulo inteligente

Ementa:

A partir de um mapeamento geral das iniciativas em ato em São Paulo e de uma análise mais aprofundada das intervenções do coletivo “A Batata precisa de você” e do projeto “Wikipraça”, o presente trabalho pretende mostrar como as dinâmicas colaborativas de reapropriação da metrópole configuram declinações inovadoras do conceito de smart city e manifestações peculiares de poéticas urbanas.


Coordenador
Paolo Demuru


Partecipantes:
Paolo Demuru
Graziela Rodrigues (Doutoranda - PUC-SP:COS/CPS)

Atelier: São Paulo das manifestações culturais

Ementa:

O projeto tem como objetivo o estudo da dinâmica interurbana da cidade de São Paulo, considerando as transformações socioespaciais, os fluxos populacionais, as manifestações culturais e os principais entraves à implementação de políticas públicas voltadas ao bem-estar urbano da população e residente no núcleo da maior região metropolitana do Brasil. Pretende-se apontar, também, a importância das sedes metropolitanas para pensar o presente e o futuro da urbanização brasileira e identificar os mecanismos produtores de bloqueios e avanços das condições do bem-estar urbano e da vulnerabilidade social.


Participantes:
Participantes Pós-Doutores:

Alexandre Marcelo Bueno


Participantes Doutores:
Kathia Castilho Cunha


Participantes Doutorandos:
Alexandre Provin Sbabo
Mariana Braga Clemente


Participantes Mestres:
Kledir Salgado
Tatiana Rovina Castro Pereira


Participantes Mestrandos:
Carolina Santos Garcia
Diane Sousa da Silva Lima
Jaqueline Cavalcanti Zarpellon
Liana Costa do Carmo
Marcio Crais
Micaela Altamirano
Nathalia Guimarães Boanova


Atelier: Simulacros do masculino e do feminino nas mídias impressas

Ementa:

O atelier se propõe a examinar e traçar uma tipologia dos simulacros masculinos e femininos construídos nas mídias impressas dirigidas a esses públicos, a partir da análise dos textos publicitários e dos textos que constituem as matérias dessas mídias.


Coordenador
Maria Paula Piotto da Silveira Guimarães (doutoranda PUCSP:COS)
paulapiotto@terra.com.br


Pesquisadores
Edna Nascimento (UNESP:Araraquara, UNIFRAN)
Edson Alves dos Santos (mestre PUCSP:COS)
Simone Bueno da Silva (mestre PUCSP:COS, Sec. Est. São Paulo)
Patrícia Margarida Farias Coelho (doutoranda PUCSP:COS)

Atelier: Design, interação e sentido

Ementa

A semiótica, em um sentido amplo, é recorrentemente visitada por pesquisadores do design, mas tão somente em sua dimensão mais operacional, ou seja, enquanto metodologia de análise do significado “nas coisas”. Tendo a semiótica extrapolado tal dimensão, incorporando problemáticas como a interação, as práticas de vida e a produção do sentido em ato, consideramos importante explorar novas articulações entre o campo do design e a semiótica de origem francesa. Organizamos o presente atelier, então, ao redor da seguinte pergunta-problema: como se dá a interação entre os sujeitos dotados de competência sensível e inteligível com os “objetos” de design (que, por vezes, são também sujeitos competentes)? E como a preocupação com essa interação se faz presente no desenvolvimento de projetos de design? O corpus de análise, portanto, é composto tanto pelos diversos objetos e serviços (enfim, as manifestações) que são fruto de projetos de design, quanto pelas práticas de desenvolvimento de projetos (metologia), que resultam em práticas "de vida" de uso dos objetos, serviços e sistemas de design.


Coordenador
Murilo Scoz (UDESC)


Pesquisadores
Lauer Alves Nunes dos Santos (UFPEL)
Marc Barreto Bogo (UDESC)

Atelier: São Paulo dos imigrantes

Ementa:

O atelier pretende refletir e discutir sobre a presença dos distintos grupos imigrantes existentes atualmente na cidade de São Paulo. O propósito é pensar em como esses grupos são representados pelos meios de comunicação e em como se organizam suas interações inteligíveis e sensíveis com suas comunidades, com outros imigrantes e com os brasileiros, em espaços nos quais eles exercem sua rotina diária de trabalho ou em seus momentos de descanso, de lazer e de práticas culturais. Em sumo, o atelier objetiva pensar em como a presença da alteridade mobiliza diferentes sentidos ao estabelecer-se na espacialidade urbana da metrópole paulistana e ao praticar suas vivências correntes.


Coordenador
Alexandre Marcelo Bueno (PUC-SP:COS/CPS)


Pesquisadores
Alexandre Provin Sbabo (PUC-SP:COS/CPS)
Aline Perrotti (PUC-SP:COS/CPS)
Carolina Santos Garcia (PUC-SP:COS/CPS)
Liana Costa do Carmo (PUC-SP:COS/CPS)
Maria Cecília Ferreira De Nichile (PUC-SP:COS/CPS)
Mariana Braga Clemente (PUC-SP:COS/CPS)

Atelier: Semiótica e Audiovisual

Ementa:

Desenvolver estudos sobre conteúdo e estética do audiovisual presentes em dispositivos digitais caracterizados pela interoperabilidade, portabilidade e mobilidade, com ênfase nas interações sociais possibilitadas pela comunicação em redes interativas e colaborativas.


Coordenadora
Profa. Dra. Ana Silvia Davi Lopes Médola (UNESP, FAAC, Bauru)


Pesquisadores
Carlos Henrique Sabino Caldas (UNESP, FAAC, Bauru)
Elissa Schpallir Silva (UNESP, FAAC, Bauru)
Bruno Jareta de Oliveira (UNESP, FAAC, Bauru)
Octávio Nascimento Neto (UNESP, FAAC, Bauru)
Natália Azevedo Coquemala (UNESP, FAAC, Bauru)

Atelier: Semiótica e educação

Ementa:

Desenvolve estudos sobre a arte, a mídia e as articulações tecidas por elas nas práticas artísticas e midiáticas para compreender como põem em circulação valores culturais da sociedade e atuam na formação do sujeitos. Enfatiza as intertextualidades, interdiscursividades no mesmo sistema ou em diferentes sistemas e as interações sociais.


Coordenadora
Profa. Dra. Moema Lúcia Martins Rebouças (UFES-PPGE/UFES)


Pesquisadores
Flávia Mayer dos Santos Souza(UFES-PPGE/UFES)
Flávia Meneguelli Ribeiro Setúbal(UFES-PPGE/UFES)
Juliana Contti Castro(UFES-PPGE/UFES)
Letícia Nassar Matos Mesquita (UFES-PPGE/UFES)
Maria Nazareth Bis Pirola (UFES-PPGE/UFES)

Atelier: Semiótica e Televisão

Ementa:

O atelier propõe-se a tratar das estratégias narrativas e discursivas na televisão, atentando particularmente para: 1) a descrição de procedimentos plásticos no audiovisual; 2) regimes de interação acionados pelos programas/programação; 3) determinações do processo de digitalização do meio na constituição das enunciações/enunciados.


Coordenador
Yvana Fechine (UFPE:PPGCOM)
yvanafechine@hotmail.com


Pesquisadores
Ana Sílvia Médola (UNESP: FAAC, Bauru)
Carlos Augusto Alfeld Rodrigues (mestrando PUCSO:COS)
Christiane Maria da Bôa Viagem Oliveira (doutoranda PUCSP:COS)
Carolina Fernandes da Silva Mandaji (doutoranda PUCSP:COS)
Saulo Sérgio Lissoni Figueiredo (mestrando UNESP: FAAC, Bauru)

Atelier: Semiótica sensível

Ementa:

A partir das proposições de Eric Landowski em torno da construção de uma semiótica do sensível, o atelier pretende analizar obras no campo das artes plásticas com vistas a verificar os diferentes modos como se constroem, nelas, as interações entre objeto e fruidor. Interessa particularmente identificar e descrever o formante matérico verificando as suas articulações na produção de um sentido sentido.


Coordenador
Lincoln Guimarães Dias (UFES)
lincoln-guimaraes@uol.com.br


Pesquisadores
Joyce Maria Soares Ferreira Brandão (UFES)
Maria Auxiliadora Corassa (UFES)
Nelma Maria Pezzin Rocha (UFES)

Atelier Semiótica, consumo e mídia

Linha de pesquisa 1 - Análise de textos, produtos, objetos e práticas sociais

 

Ementa:

A presença do consumo enquanto temática e sujeito Destinador dos muitos discursos midiáticos manifestos na sociedade contemporânea motiva as discussões e produções do atelier. Atualmente as produções publicitárias e editoriais têm suas fronteiras menos delineadas, dado que marcas comerciais assumem papéis temáticos de produtoras de conteúdo enquanto as pautas jornalísticas não deixam de tocar, explícita ou veladamente, nos assuntos que envolvem a prática da axiologia do consumo. Some-se a esses fatos a presença de um novo enunciador, o usuário das mídias, atualmente dotado de algum poder de visibilidade e construção de conteúdo, o que vem trazer tanto as manifestações do contágio de valores que partilha, quanto dá a ver novos desafios para a construção dos discursos das editorias e da publicidade, fazendo emergir narrativas que extrapolam os regimes de sentido e de interação da junção e articulam-se com os regimes da ordem da união.

 

Pesquisadores:

Alessandra Cristina Bonilha Morau

PUC-SP – Mestranda

 

Bruno Ayres Razera

PUC-SP – Mestrando

 

Luciana Azevedo Pereira

PUC-Rio

 

Maria Claudia Vidal Barcelos 
CPS – PUC-SP

 

Mariana R. V. Mazzei Simão
PUC-SP – Mestranda

 

Paula Martinelli
PUC-SP – Mestranda

 

Simone Bueno da Silva

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

 

Valdenise Leziér Martyniuk - coordenadora
PUC-SP (ADM;COS;CPS)

 

Vera Azeredo Pereira-Barretto

PUC-SP – Doutoranda

 

Planejamento da produção em 2016:

Com vistas à comemoração do centenário de Greimas no início de 2017, o atelier pretende revisitar suas obras, trazendo para os objetos midiáticos e de consumo da atualidade a contribuição de sua obra, dando a ver sua contemporaneidade. Partiremos da discussão das questões de veridicção, em continuidade ao texto apresentado por Valdenise e Simone no XXI Colóquio do CPS realizado em dezembro de 2015.

 

O grupo, diante dos interesses dos pesquisadores em diferentes objetos dessa seara de pesquisa projeta apresentar estudos em três frentes:

 

  • dinâmicas do consumo no espaço comercial: Maria Claudia, Vera Lúcia, Alessandra, Mariana
  • dinâmicas do consumo nos meios digitais: Simone, Bruno
  • dinâmicas do consumo na publicidade das marcas: Valdenise, Paula, Luciana.

 

Dos objetos e suas problemáticas serão elencados os aspectos da teoria desenvolvida por Greimas e seus seguidores, principalmente as que tocam nas relações sensíveis (desdobradas nos regimes de sentido e de interação).