Agenda


2º Semestre de 2017

Data

Evento


08 a 10 de agosto de 2017, 17h30 às 19h30

Ciclo Mostra de Documentários

“O estrangeiro e a cidade: olhares sobre a imigração contemporânea no Brasil”

Organização:
Ana Claudia de Oliveira (PUC-SP:PEPGCOS/CPS)
Alexandre Marcelo Bueno (UNIFRAN/CPS)
Felipe Neves (Mestre PUC-SP:PEPGCOS/ETEC Roberto Marinho)

Data: 08 a 10/08/2017
Horário: 17h30 às 19h30
Local: Anfiteatro 100A
Campus: Perdizes
R. Monte Alegre, 984

O evento contará com a presença de diretores e produtores dos filmes interessados em debater as obras e como elas tratam a imigração no Brasil. Com a presença dos diretores, dos organizadores da mostra e dos participantes nas projeções, esse encontro abre-se para questões fundantes de nossa sociedade. Venham debater.


08/08/2017
Joel Brasta – Projeto Visto permanente (3 min)
Janelas para o mundo (19 min)
Armat Jakawinaka - Vidas Ausentes (18 min)
Joel Aurilien - Projeto Visto permanente (7 min)


09/08/2017
Santa Mala - Projeto Visto permanente (3 min)
Galeria Presidente (19 min)
Shambuyi Wetu - Projeto Visto permanente (4 min)
100% boliviano, mano (13 min)
Filhos da Síria (3 min)


10/08/2017 Pátria Amada, Botequim (14 min)
Lugar Comum (14 min)
Homevideo (18 min)


Comentaristas:
Alexandre Marcelo Bueno (UNIFRAN, PUC-SP: PEPGCOS/CPS)
Ana Claudia de Oliveira (PUC-SPCOS/CPS)
e diretores e produtores dos documentários.



Sinopses e fichas técnicas dos filmes

100% boliviano, mano

Choco tem 15 anos, é boliviano e vive em São Paulo, no Bairro do Bom Retiro, desde os 9 anos de idade. Assim como Choco, a cidade de São Paulo possui uma comunidade de imigrantes bolivianos em fase de consolidação. Os imigrantes bolivianos começaram a se estabelecer massivamente na cidade na década de 90, na maioria dos casos fugindo da crise econômica de seu país em busca de trabalho. Grande parte dessa comunidade trabalha nas oficinas de costura da região central. 100% Boliviano, mano acompanha o cotidiano de Choco, buscando compreender esta segunda geração de bolivianos que vem criando raízes na cidade.

Diretor: Alice Riff e Luciano Onça
Produtor: Grão Filmes
Montagem: Alice Riff
Som Direto: Alice Riff
Fotografia: Thiago Carvalhaes, Alice Riff e Luciano Onça


Armat Jakawinaka - Vidas Ausentes
Curta-metragem que conta a história de Rosa, imigrante boliviana que decidiu abortar a gravidez em São Paulo.

Direção: Ronaldo Dimer
Roteiro: Ronaldo Dimer e Victor Amaro
Direção de Fotografia: Victor Amaro
Montagem: Carol Castro
Produção: Aline Medeiros
Direção de Arte: Rosângela Ribeiro e Rodrigo Valim
Mixagem: Samuel Gambini
Assistente de Fotografia: Victor Spadotto
Elenco: Veronica Sumi como Rosa; Edgar Villegas como Alberto; Juan Cusicanki como Don Carlos.


Filhas da Síria
O curta-metragem narra a história de três mulheres sírias depois da guerra e sua adaptação em um país novo com uma cultura diferente.

Direção: Stheffany Fernanda
Produção: Juliana Passador
Direção de Fotografia: William Gomes
Edição: Igor Rechenberg
Assistente de produção: Rubens Lino e Bruna Brino
Assistente de Fotografia: Camila Izidio e Denis Kunyoshi
Captaçao de som direto: Pedro Henrique


Galeria Presidente

Galeria Presidente é o local de trabalho, o espaço de convivência e a resistência da cultura de imigrantes africanos que residem no centro da cidade de São Paulo.

Diretor: Amanda Gutiérrez Gomes
Produção: Amanda Gutiérrez Gomes, Bianca Mafra Elia, Davi Firmino, Giovana Ferrari, Julia Moutinho Gallego, Mira Filmes
Roteiro: Bianca Mafra Elia
Edição: Amanda Gutiérrez Gomes
Som Direto: Ana Lucia Magalhães
Direção de Arte: Davi Firmino
Edição de som: Bruno Horowicz Rezende, Santiago Mazzoli
Direção de produção: Giovana Ferrari
Produção Executiva: Giovana Ferrari
Direção de Fotografia: Clara Zamith
Direção de Som: Ana Lucia Magalhães


Janelas para o mundo
Uma viagem pelo peculiar comércio da Saara da cidade do Rio de Janeiro. Numa narrativa poética, a câmera percorre rostos, mercadorias, ruelas, sobrados, desvendando ricas histórias de luta e sobrevivência de imigrantes dos mais diversos lugares do mundo que se instalaram nesta região e ali estabeleceram seus hábitos e costumes fazendo deste centro comercial um patrimônio cultural e um exemplo de convivência pacífica.


Diretor: Sidney Schroeder
Produtor: Priscila Manso e Sidney Schroeder
Ano: 2008
Montagem: Antonia Gama
Som Direto: Fátima Araújo e Walter Goulart
Fotografia: Dib Lutfi


Visto Permanente

VISTO PERMANENTE é um espaço vivo no qual se representam as comunidades imigrantes da cidade através da sua expressividade criativa. É um acervo que pretende reivindicar a pertença do Imigrante a São Paulo e defender que quem vive e trabalha na cidade tem direito a ela. o VISTO PERMANENTE é realizado pelo coletivo VIRAMUNDO, um grupo de jovens brasileiros e imigrantes que querem visibilizar o patrimônio urbano das culturas imigrantes na sua riqueza e resistência e mostrar que esse patrimônio é também paulistano. Produzimos audiovisual com o objetivo de contribuir para a visibilidade do imigrante através da sua arte e cultura pois julgamos que lutar contra as desigualdades políticas e discursos xenófobos também através da transformação dos imaginários sociais. Julgamos que o direito à cidade e à cidadania não pode ser exclusivo aqueles que detêm nacionalidade e tradições endógenas ao país em que habita, pelo que incluímos o nosso acervo num trabalho de direito à existência e expressão.

Equipe
Anais Gonzalez: imagem, edição, som
Arthuro Alves: produção, imagem, edição, som
Cristina de Branco: imagem, edição, website
Daniela Solano: produção
Kevin Matheus: imagem, edição, som
Lara Bione: produção
Miguel Dores: som, comunicação


Joel Aurilien
Joel Aurilien, conhecido na cidade por ser um dos protagonistas da peça de teatro Cidade Vudu, realizado pelo Teatro dos Narradores, é também cantor e guitarrista. Sobre a forma de baladas, que oscilam entre o blues, o reggae e o pop, as canções de Joel produzem críticas ao imperialismo, nos falam sobre migração e denunciam a situação contemporânea do Haiti. Neste vídeo, desde o Glicério, Joel nos canta uma das suas canções e recita um monólogo musicado da sua autoria.


Joel Brasta
Joel Brasta é angolano e veio estudar para o Brasil há uns anos atrás. Por cá ficou, mas desde Angola nos trouxe um amor que aqui se fortaleceu: o rap de intervenção social. Joel se vê como alguém que escreve. Para além de raps, escreve poesia, escreve outras coisas. Para nós, escolheu cantar à capela.


Santa Mala
Santa Mala são três irmãs mc's bolivianas que integram o coletivo Latam Esquad. Produzem rap interventivo, "de minas", "de bolivianas", "de barrio", que preenchem com a força das suas realidades. Os estereótipos da dona de casa, da costureira boliviana, da santa doméstica são absolutamente desconstruídos pela sua imagem e potência.


Shambuyi Wetu
Performer e artista plástico de Kinshasa, RD do Congo, Shambuyi Weto trabalha de forma contundente sobre temas da contemporaneidade de África e da negritude. Neste vídeo, Shambuyi realiza duas performances de rua. A primeira sobre o genocídio da população congolesa pelo imperialismo económico e a segunda sobre a violência contra a mulher africana. Nesta última, a atuação é realizada pela atriz congolesa Clarisse Mujinga.

Pátria Amada, Botequim Histórias dos que deixaram suas terras e abraçaram o Brasil, o Rio de Janeiro e os botequins como pátria. Um retrato do que é nosso país: terra de imigrantes, construída sobre a confluência de múltiplas diferenças, vivendo harmoniosamente e feliz.


Diretor: Christiana Alcazar
Ano: 2010


Lugar Comum
O video Lugar Comum é fruto da experiência de registro em video realizadas em sua grande maioria por imigrantes e refugiados da America latina, Africa e Oriente médio recém chegados a cidade de São Paulo, combinadas com o registro da experiência do diretor do vídeo Lucas Rached durante a guerra do Líbano de 2006. O vídeo procura não só discutir a situação do imigrante em qualquer parte do mundo mas também a forma como o próprio imigrante procura se retratar e quer ser retratado.


Diretor: Lucas Rached
Duração: 14 min


Homevideo
Todos os dias, dezenas de novos imigrantes chegam à cidade de São Paulo. Cada qual tem sua história e um motivo diferente para ter deixado tudo para trás. Provenientes dos mais diversos países, eles chegam em busca de uma oportunidade para recomeçarsuas vidas. A Casa do Migrante acolhe estas pessoas sem condições econômicas e sem família na cidade de São Paulo. Pensado e filmado junto com os próprios moradores da Casa do Migrante. HomeVideo é um filme que mostra a reflexão sobre o olhar do migrante sobre sua própria condição e sobre o papel da Casa na trajetória de suas vidas.


Diretor: Lucas Rached
Ano: 2011


11 de agosto de 2017, 9h00 às 16h30

CURSO INTENSIVO TÓPICOS DE SEMIÓTICA
Aulas às Sexta-feiras
Início: 11 de agosto das 9h00 às 16h30
A programação e bibliografia serão encaminhadas.
Local: Campus Ipiranga. Av. Nazaré, 993, Bloco III, Sala 5.
Mapa no link: http://www.pucsp.br/universidade/unidade/campus-ipiranga
Inscrições por email com o Nilthon /email: nilthonfernandes@gmail.com


13,14 e 15 de dezembro de 2017

XXIII COLÓQUIO DO CENTRO DE PESQUISAS SOCIOSSEMIÓTICAS - CPS
O Colóquio anual será realizado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2017 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O evento é aberto à participação de interessados , mas a apresentação de trabalhos é restrita aos ateliers de pesquisa que têm o seguinte Calendário para desenvolvimento dos textos resultantes das investigações:
Até 29/09/2017 - PRORROGADA ATÉ 08/10/2017 - Envio da primeira redação da pesquisa para apreciação segundo esquema da TROCA INTERATELIERS. OS textos deverão já estar devidamente formatados e no Template do CPS
Até 09/10/2017 - PRORROGADA ATÉ 16/10/2017 - Devolução da pesquisa comentada
Até 09/11/2017 - SEM PRORROGAÇÃO POSSÍVEL - Entrega versão final da pesquisa anual.
os textos devem ser encaminhados diretamente para anaclaudiamei@hotmail.com



1º Semestre de 2017

Data

Evento


30 de junho de 2017, das 14h00

Defesa de mestrado em Comunicação e Semiótica
Permanência e mutação no Discurso do Automóvel em São Paulo: uma análise sociossemiótica
Nathalia Guimarães Boanova

CPS-Campus Monte Alegre da PUC-SP, sala a ser definida.
Clique aqui e acesse o Convite

 


29 de junho de 2017, das 14h00

Defesa de mestrado em Comunicação e Semiótica
Análise Semiótica das Propostas de Redação do ENEM (2009-2015)
José Bernardo de Azevedo Junior

CPS-Campus Monte Alegre da PUC-SP, sala a ser definida.
Clique aqui e acesse o Convite

 


28 de junho de 2017, das 14h00

Defesa de doutorado em Comunicação e Semiótica
Modos de vida enunciados nas lojas de moda esportiva na Oscar Freire: regimes de sentido e de interação nas práticas de vida de São Paulo
Vera Pereira Barretto

CPS-Campus Monte Alegre da PUC-SP, sala a ser definida.
Clique aqui e acesse o Convite

 


26 de junho de 2017, das 10h00

Claudia Lopes Ramires Cueva-Interações e sentido nas parques de Carapicuíba: práticas de vida de uma cidade periférica

CPS-Campus Monte Alegre da PUC-SP, sala a ser definida.
Clique aqui e acesse o Convite

 


23 de junho de 2017, sexta-feira, das 09h00 às 13h00 das 14h00 às 18h00

JORNADA DE PESQUISAS DO CPS

CPS-Campus Ipiranga
Clique aqui e acesse a programação

 


19 de junho de 2017, das 10h00

O Corpo e a Beleza no Instagram - Estilização em busca de Likes

CPS-Campus Monte Alegre da PUC-SP, sala a ser definida.
Banca Examinadora
Prof.a Dra. Ana Claudia Oliveira (Orientação/ PUCSP)
Dra. Kathia Castilho (Titular)
Prof.a Dra. Christine Greiner (Titular/ PUC-SP)
Prof. Dr. Eugênio Rondini Trivinho (Suplente/ PUC-SP)
Prof.a Dra Tania Marcia Cesar Hoff (Suplente/ ESPM)
Clique aqui e acesse o Convite

 

GRUPO DE ESTUDOS
Junho de 2017

Temário: Discussão da teoria semiótica, seus conceitos e no novo livro de Eric Landowski, Com Greimas. Interações semióticas (São Paulo, Estação das Letras e Cores-CPS Editora, 2017)

 

Local: Campus Ipiranga. Av. Nazaré, 993, Bloco III, Sala 5.
Mapa no link: http://www.pucsp.br/universidade/unidade/campus-ipiranga

Horário: segundas-feiras, das 14h30 às 17h00.

 

Cronograma das reuniões de estudo:

  • Dia 05/06

            Capítulo 5: “A borboleta cabeça-de-Janus: A propósito de Semântica estrutural”;

  • Dia 12/06

            Capítulos 6 e 7, respectivamente: “Vinte anos depois: A propósito de 'Semiótica figurativa e semiótica plastica”; “Da Imperfeição, o livro do qual se fala”;

  • Dia 19/06

            Capítulo 8: “O semioticista e seu duplo”

  • Dia 26/06

            Capítulo 9: “Interações (sócio) semióticas”

 

Livro à venda no CPS por R$ 60,00 (anaclaudiamei@hotmail.com)


Sobre o livro:
Este volume reúne nove artigos publicados por Landowski entre 1993 e 2017 em livros ou re­vistas hoje dificilmente localizáveis. Relendo-os, parece que se assiste à maturação da semiótica greimasiana mediante uma longa reflexão sobre as bases epistemológicas da teoria, vista por um dos seus construtores.
Tomando posição (ou “partido” como diz Landowski) sobre as problemáticas que Greimas desenvolveu de 1966 a 1992 nos seus livros e que foram testadas no seminário da EHESS pelo “clu­be” dos colaboradores, o sociossemioticista jus­tifica o modo como ele ajustou os princípios e os conceitos da teoria às opções pessoais que assu­miu. Da semiótica das situações e da “presença” a uma semiótica da experiência (que toma forma ao correlacionar regimes de sentido e regimes de risco na interação), passando pelas questões de identidade e de estilo, é de uma ampla abor­dagem da vida social que Landowski mostra a caminhada ao mesmo tempo que delinea uma problemática renovada do sentido em geral. Vol­vendo o olhar sobre inumeráveis interações com Greimas e os companheiros do círculo ao longo de cinquenta anos, esse livro “partidário” em suas escolhas intelectuais abre deste modo uma via instigadora para o futuro da disciplina.
Lançado em português, ele visa contribuir para uma reflexão sobre a história da semiótica e suas direções futuras. Aos estudantes, abre um mundo vivido que poderão adentrar por essa via testemunhal, transitando entre o sensível e o in­teligível, para assim manter contato e empreen­der novos passos.


Ana Claudia de Oliveira

LANÇAMENTO DE LIVRO
Dia 24/5, às 18h30 

PUC-SP, Sala P65:  lançamento do livro Com Greimas – Interações Semióticas de Eric Landowski  (Ed. Estação das Letras e Cores e CPS editora).  Com debate entre o Eric Landowski e José Luiz Fiorin.  Assista a apresentação e o debate com José Luiz Fiorin pelo youtube: https://youtu.be/fTrailRBryQ

 

Quarta-Feira 24 de maio de 2017
Horário: 18h30  

O Centro de Pesquisa Sociossemióticas-CPS e a Editora Estação das Letras e Cores convidam para confrência e debate de lançamento do livro de Eric Landowski Com Greimas Interações Semióticas.
Local: PUC-SP, ala P65, no Prédio Velho, 1º Andar Entrada Central da Rua Monte Alegre, 984

 

• Clique aqui para sumário com Greimas Interações Semióticas 

20 a 22 de março de 2017
Horário: 14h00 às 16h00  

Ciclo de Conferências & Mostra de cinema;
Ciclo de Conferências CPS – 2017 Data: 20

 

• Clique aqui para maiores informações 

14, 15, 16 e 17

de março de 2017

Colóquio Internacional - Greimas
Desenvolvimentos, apropriações e desdobramentos para uma semiótica das práticas

 

Por ocasião do 100º aniversário de nascimento de Algirdas Julien Greimas, o Centro de Pesquisas Sociossemióticas - CPS organizará nos dias 14, 15, 16 e 17 de março de 2017, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no campus Perdizes, o Colóquio Internacional que propõe reunir semioticistas, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos de várias Áreas.

 

• Site oficial do evento

• Clique aqui para maiores informações 


Consulado Geral da França em São Paulo e Institute Français patrocinam as traduções dos participantes franceses no Colóquio Internacional Greimas proporcionando maior interação com os convidados e a platéia.


Dias de aula: 7, 8, 9, 10 de março de 2017 Horário:14h00 às 17h30  

Curso Intensivo: Eric Landowski 
Título: Semiótica existencial

 

• Clique aqui para maiores informações 

4 a 7 de abril de 2017

V Congresso Internacional da ABES


Inscrições até 30 de outubro de 2016

• Saiba mais 
• Simpósio Interação e Sentido nas práticas da vida urbana


2º Semestre de 2016

Data

Evento

19 de dezembro às 17h

DA PROSA DOS OBJETOS COTIDIANOS À POÉTICA DOS OBJETOS ARTÍSTICOS: por uma estética do cotidiano- Jos Almir Valente Costa

12 Dezembro às 8h30

MODA E CONSUMO POPULAR - Carolina Santos Garcia

06 de dezembro às 17h

Revista Elle Brasil: da mídia impressa à transmidiação - Liana Costa do Carmo

XXII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

7, 8 e 9 de dezembro

XXII Colóquio do Centro de Pesquisas Sociossemióticas, de 7 a 9 de dezembro de 2016

 

• 7/12 das 9 às 12h30 Auditório 117A*
• 7/12 das 14 às 19h Auditorio 234
• 8 e 9/ 12 Auditório 100


07 de dezembro

Homenagem a profa. Norma Discini com a conferência: O ajustamento sensível: o corpo do ator


Norma Discini (USP) 


O conceito de ajustamento, postulado por Landowski como um dos regimes de interações de risco, estabelecidas em relação ao outro, alcança significativo rendimento na pesquisa sobre a construção discursiva do ator da enunciação – um ator cujo corpo confirma o entrecruzamento necessário entre enunciação e enunciado. O ajustamento – visto por Landowski como união (o que traz à luz a contingência e a imprevisibilidade do corpo que enuncia) – e observado no modo como a enunciação lança para fora de si o ator do enunciado, desenvolve perspectivas para que se entendam distintos estilos na contemplação da presença em ato. Para isso o ator é confirmado não só como lugar de manifestação das estruturas narrativas e discursivas, mas também como lugar de intersecção do tempo-espaço da percepção: um tempo-espaço alinhado com o próprio ajustamento do sujeito-no-mundo. Esse é o teor de nossas reflexões, com que acreditamos poder problematizar o estilo não como desvio expressivo de uma norma ordinária, mas como o corpo de um sujeito modulado segundo um campo de presença, que se estende no limiar entre enunciado e enunciação.


07 de dezembro

Lançamento do livro do CPS: Sentido e Interação nas práticas: comunicação, consumo, educação e urbanidade.

17 de Outubro de 2016
das 9h às 15h

Jornadas de Projeto de Pesquisa do CPS

• Projetos de Pesquisa da Jornada 
• Programação

23/08/2016

Convidamos a todos para mais um Ciclo de Conferências do CPS.

Título: Práticas, lugares e consumo do futebol na metrópole de São Paulo: um olhar sociossemiótico
Conferencista: Prof. Dr. Paolo Demuru

Data: 23/08/2016
Horário: às 18 horas
Sala: a confirmar
Local: PUC/SP - Campus Perdizes

Inscrições: maribraga.c@gmail.com 

Tópicos de semiótica discursiva – 2º. Semestre de 2016

Inscrições: maribraga.c@gmail.com (Mariana Braga Clemente)

 

Local:

Campus Ipiranga. Av. Nazaré, 993. Mapa no link: http://www.pucsp.br/universidade/unidade/campus-ipiranga
Carga horária: 30 horas (certificados serão fornecidos aos participantes de pelo 75% do curso – 9 aulas)


Objetivos:
Todos os quatro encontros visam a desenvolver habilidades de descrição e análise dos objetos de estudo dos participantes que poderão apresentar análise do percurso gerativo de sentido no encontro final marcado para 20/10 das 9:00 as 18 horas, a partir de inscrição da análise semiótica.


11, 16* e 25 de agosto

1. Abordagem do nível discursivo –Tematização, Figuratividade e plasticidade – Luciana Chen
Local: Campus Ipiranga – Sala 5 – Bloco III
Local: * 16/08: Campus Perdizes
Horário: 12:30hs às 15:00hs

1, 8 e 15 de setembro

2. Abordagem do nível discursivo – Enunciação – Alexandre Marcelo Bueno
Local: Campus Ipiranga – Sala 5 – Bloco III
Horário: 12:30hs às 15:00hs

22 e 29 de setembro / 6 de outubro

3. Abordagem do nível narrativo – Mariana Braga
Local: Campus Ipiranga – Sala 5 – Bloco III
Horário: 12:30hs às 15:00hs

13 e 20 de outubro

4. Abordagem do nível fundamental – Simone Bueno
Local: Campus Ipiranga – Sala 5 – Bloco III
Horário: 12:30hs às 15:00hs

Clique aqui para acessar a Bibliografia

19/09/2016

Calendário de Troca das Pesquisas
Troca de artigos da pesquisa Interateliers para relatos: 19/09/2016
Devolução dos artigos comentados: 03/10/2016
Entrega da versão final do artigo da pesquisa: 07/11/2016

 

1º Semestre de 2016

Data

Evento

6 de julho

Documentários sobre as jornadas de Junho de 2013: A polifonia dos protestos expressa em vídeo Aline Perrotti
Horário: às 10h00
Local: Rua Ministro Godoy, 969. PUC-SP Perdizes
Presidente da banca: Profa Dra. Ana Claudia Mei Alves de Oliveira (PEPGCOS-PUC-SP)
Membros:
Prof Dr. Alexandre Marcelo Bueno (FFLCH-USO FAPESP)
Proof Dra. Valdenise Leziér Martyniuk (FEA - PUC-SP)
Suplentes:
Prof Dr. José Luiz Aidar Prado (PEPGCOS - PUC-SP)
Proof Dra. Yvana Carla Fechine de Brito (UFPE - PEPGCom)
Convite

6 de julho

Grupo de Estudo em Semiótica
Horário: 14:30 às 17:30
Local: PUC-SP IPIRANGA
LANDOWSKI, E. Buscas de identidade, crises de alteridade. In: Presenças do Outro. São Paulo: Perspectiva, 2002, pp. 3-29.

5 de julho

São Paulo no Cinema: Traduções intersemióticas das práticas de vida na cidade
Maria Cecília Ferreira De Nichile

Horário: às 10h30
Local: Rua Ministro Godoy, 969. PUC-SP Perdizes
Presidente da Banca: Profa Dra Ana Claudia Mel Alves de Oliveira (PEPGCOS • PUC·SP)
Membros: Profa Dra Ana Silvia Davi Lopes Medola (FAAC - UNESP)
Profa Dra Elisabete Alfeld Rodrigues (FAFICLA- PUC.SP)
Suplentes: Profa Dra Sandra Fischer (UTP)
Profa Dra Christine Pires Nelson de Mello (PEPGCOS • PUC-SP)
convite

5 de julho

Grupo de Estudo em Semiótica
Horário: das 14:30 às 17:30
Local: PUC-SP IPIRANGA
LANDOWSKI, E. O olhar comprometido. Revista Galáxia, no. 2, 2001, pp. 19-56.
Link da revista

28 de junho

Grupo de Estudo em Semiótica
Horário: 16 às 19hs
Local: Sala 4A-06, Rua Ministro Godoy PUC-SP: Perdizes
LANDOWSKI, E. Encenação publicitária de algumas relações sociais. In: Sociedade Refletida. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992, pp. 103-115.

21 de junho

Grupo de Estudo em Semiótica
Horário: das 16 às 19hs
Local: Sala 4A-06, Rua Ministro Godoy PUC-SP: Perdizes
LANDOWSKI, E. Jogos ópticos: situações e posições de comunicação. In: Sociedade Refletida. São Paulo: EDUC/Pontes, 1992, pp. 85-101.

15 de junho

Grupo de Estudo em Semiótica
Horário: das 14:30 às 17:30
Local: PUC-SP: Ipiranga
GREIMAS, A. J. Por uma semiótica topológica. In: Semiótica e Ciências Sociais. São Paulo: Cultrix, 1981, pp. 115-141.

10 de junho

FÓRUM DE MODA - São Paulo: INCLUSÃO SOCIAL
Horário: Das 9h30 às 12h e das 14h às 17h
Local: PUC-SP - Rua Monte Alegre, 984 – Prédio Bandeira de Melo – 1º andar
Saiba mais

7 de junho

Grupo de Estudo em Semiótica
Horário: das 16 às 19hs
Horário: Quarta-feira 
Local: Sala 4A-06, Rua Ministro Godoy PUC-SP Perdizes
GREIMAS, A. J. Semiótica e comunicações sociais. In: Semiótica e Ciências Sociais. São Paulo: Cultrix, 1981, pp. 35-49. [Tamires/Rafael]

1 de junho

Grupo de Estudo em Semiótica
Horário: das 14:30 às 17:30
Local: PUC-SP: Ipiranga Bloco III, Sala 05
a) GREIMAS, A. J. Para uma teoria das modalidades. In: Sobre o sentido II – ensaios semióticos. São Paulo: EDUSP/Nankin, 2014, pp. 79-101.[Michaela]
b) GREIMAS, A. J. Sobre a modalização do ser. In: Sobre o sentido II – ensaios semióticos. São Paulo: EDUSP/Nankin, 2014, pp. 103-113. [Paula]

25 de Abril

CENTRO DE PESQUISAS SOCOSSEMIÓTICAS - CPS
JORNADA DE PESQUISAS DE DOUTORADO E MESTRADO
PROGRAMAÇÃO
Local: PUC-SP Campus Ipiranga. Avenida Nazaré, 993 - Ipiranga - São Paulo.
Veja o mapa aqui
Todos os projetos estão disponíveis para leitura, acesse!