Sobre a CPA/PUC-SP / O que é



A avaliação institucional qualifica-se como construção coletiva de conhecimentos geradores de reflexões indutoras da melhoria da qualidade das atividades pedagógicas, científicas, administrativas e de relações sociais estabelecidas no interior da universidade e suas vinculações com a sociedade.
A partir da implantação do Sistema Nacional de Avaliação Superior-SINAES (2004), a Avaliação Institucional passou a integrar o processo global de avaliação e regulação do ensino superior do país, compreendendo, assim, a avaliação interna (autoavaliação) e a externa da universidade (realizada pelo INEP/MEC).
A Autoavaliação da PUC-SP está alicerçada na visão segundo a qual o conhecimento da realidade constitui um processo ativo e ininterrupto que exige investimentos, numa perspectiva de avaliação formativa. Os envolvidos nesse processo situam seus fazeres, apontam redirecionamentos, aperfeiçoam suas ações e se desenvolvem. O grande desafio que enfrenta, é o de procurar captar o sentido comum de universidade, construído por professores, alunos e funcionários, que nela atuam, sem perder de vista a diversidade e a complexidade das diferentes ações por ela desenvolvida.
Visa ao desenvolvimento de uma cultura avaliativa que atenda a interesses da comunidade, já manifestados inúmeras vezes, respeitando os objetivos da avaliação formativa:

Produzir conhecimento;
Questionar os sentidos das atividades e finalidades da instituição;
Identificar as causas de problemas e deficiências;
Aumentar a consciência pedagógica e capacidade profissional dos docentes e funcionários;
Fortalecer relações de cooperação entre os atores institucionais;
Julgar a relevância científica e social das atividades e produtos da instituição;
Prestar contas à sociedade;
Efetivar a vinculação da Instituição com a comunidade.

 


 


Prof. Dr. Silas Guerriero.

 
Email: cpa@pucsp.br

E-mail sobre as avaliações:
cpaavaliacao@pucsp.br

 
Design - DTI-NMD
Página inicial Volta para PUC-SP