Sobre a CPA/PUC-SP / O que é


Avaliação institucional no ensino superior é uma modalidade avaliativa, que visa a melhoria da qualidade das atividades acadêmicas.

A partir dos Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES ela se realiza em dois processos distintos, mas complementares. Um primeiro, por meio da autoavaliação institucional, isto é, pelo processo de produção de informações, monitoramento e reflexão sobre diferentes aspectos de dimensões institucionais relacionadas às práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão. O outro, pela Avaliação Externa, realizada por especialistas do MEC (INEP ou CAPES), que promovem o acompanhamento e regulação de cursos de graduação e de pós-graduação.

Processo contínuo, a avaliação institucional visa a construção de conhecimento sobre realidade da Universidade para a reflexão sobre o que deve ser mantido e o que precisa ser aperfeiçoado, fornecendo, dessa forma, subsídios para a tomada de decisão em busca da excelência acadêmica. Nesse sentido tanto a autoavaliação (autoconhecimento) como a avaliação externa (regulação) sistematiza informações, que propiciam a análise de sentidos, significados e resultados das práticas acadêmicas desenvolvidas pela instituição. Fornecem indicadores que auxiliam a compreender a relação entre esses resultados e as formas de organização, administração e ações, permitindo não só a identificação de fragilidades e potencialidades, mas também o planejamento de estratégias de superação de problemas e promoção da qualidade das práticas acadêmicas.

A autoavaliação institucional é de inteira responsabilidade da instituição, que tem autonomia para estruturar e definir prioridades do processo avaliativo. A avaliação das atividades acadêmicas é atribuição de vários colegiados e instâncias da Universidade. Perante o MEC a Comissão Própria de Avaliação (CPA) deve coordenar os processos internos para coleta de dados das diferentes dimensões do trabalho na universidade, sistematizar e analisar as informações para subsidiar as ações gestoras da Universidade. A CPA também é convocada para participar da Avaliação Externa, quando ela ocorre na instituição, apontando que ações que foram produzidas a partir dos processos de autoavaliação.

Além desse processo contínuo de produção de informações relevantes para a gestão e aperfeiçoamento das atividades acadêmicas, a CPAPUC-SP tem proposto e construído modelos específicos de avaliação, tais como: Avaliação da Docência; Avaliação de Cursos; Avaliação de Egressos e Avaliação de Serviços e Atendimentos.

A Avaliação da Docência visa contribuir para o aperfeiçoamento da prática pedagógica dos professores e, consequentemente, para a formação do estudante. A Avaliação de Cursos procura propiciar a reflexão sobre a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. Outra importante avaliação, que se tem feito de tempos em tempos, é a Avaliação de Egressos que busca acompanhar a caminhada dos formados pela Instituição em sua inserção profissional e social.

O trabalho de autoavaliação institucional é imprescindível para o aperfeiçoamento, crescimento, criação e manutenção da vida acadêmica e administrativa. É, portanto, um instrumento indispensávelpara repensar objetivos, modos de atuação e resultados do ato de formação dos futuros profissionais cidadãos.

 

 


 


 


Prof. Dr. Silas Guerriero.

 
Email: cpa@pucsp.br

E-mail sobre as avaliações:
cpaavaliacao@pucsp.br

 
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