aprimoramento - topo banner - clínica psicológica - puc-sp

GIRAMUNDO – OFICINAS E REDES EM SAÚDE MENTAL

Profª Deborah Sereno - (anual)



Horário da Supervisão

5ª feira

das 09:00h às 12:00h

Justificativa:

Ainda que a rede de atenção a saúde mental infantil tenha avançado um tanto nos últimos anos com a criação de serviços na saúde (os CAPS i, por exemplo) e na educação (educação inclusiva), a cidade de São Paulo ainda apresenta falhas graves na sustentação destes serviços. Esta falha é decorrente da falta de vontade política e investimento a essas áreas (visando um significativo retrocesso político) e o resultado disso se faz notar pelo adoecimento das equipes, fragmentação da rede de relações entre os serviços e ao enfraquecimento da atenção a essas crianças e jovens. Por outro lado, a Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic FACHS-PUCSP (Clinica da PUC), pelo reconhecimento da excelência de seus serviços, há muitos anos recebe esta demanda infantil para atendimento.

Objetivos:

O giramundo tem como objetivo acolher esta demanda de crianças e jovens autistas e psicóticos e seus familiares e construir e desenvolver projetos terapêuticos singulares para eles em parceria com a rede publica (de saúde mental, educação, assistência social, judiciário entre outras). Para isto, realiza as oficinas de passagem, o grupo de pais e acompanhamento terapêutico.

Metodologia de trabalho e supervisão:

O trabalho do GIRAMUNDO é realizado por alunos estagiários do Núcleo 3.2 - As psicoses, os sofrimentos psíquicos graves e suas instituições - a clínica ampliada, aprimorandos da Clinica da PUC, 2 colaboradoras voluntárias e pela supervisora.

Breve descrição das atividades:

1) Entrevistas iniciais: As famílias são encaminhadas pela triagem ou por outro serviço da Clinica ou por instituições da rede de atenção. O serviço não é regionalizado. Num 1º momento, a equipe do GIRAMUNDO se reúne com a instituição demandante para escuta da demanda e estabelecimento da parceria entre os serviços. Na chegada ao GIRAMUNDO realizamos acolhimento e escuta da demanda da família junto com a criança/ jovem e esclarecimentos sobre o serviço, tendo por objetivo traçar um projeto terapêutico para eles.

2) Oficinas de Passagem: grupo de crianças e terapeutas que tem por objetivo aprofundar o diagnóstico/ conhecimento das crianças e jovens a partir do vínculo com os terapeutas de referencia e outras crianças e com isso construir/ desenvolver seu projeto terapêutico. Ocorrem na Clínica da PUC.

3) Grupo de Pais: ocorre concomitantemente às oficinas de passagem e tem por objetivo trabalhar suas questões com relação aos filhos, à própria vida e seu envolvimento no projeto terapêutico dos filhos.

4) Acompanhamento Terapêutico: ocorre no território da criança/ jovem (na casa, no abrigo, no bairro ou na escola) e tem por objetivo estabelecer a rede entre os serviços de saúde (Caps ou Clínica da PUC) e educação dessas crianças e jovens para sustentação de seu projeto terapêutico.

5) Supervisão: em grupo com todos os terapeutas envolvidos. Trabalha-se a relação dos alunos/ aprimorandos com as crianças/jovens nas oficinas de passagem, no grupo de pais, no acompanhamento terapêutico e a relação deles com o GIRAMUNDO; reuniões periódicas para discussão do projeto terapêutico com as instituições parceiras; planejamento das atividades das oficinas.

Carga horária:

Semanalmente, 5hs na clinica da PUC e mais 3hs de AT para cada terapeuta.

Duração:

Variam de acordo com o projeto terapêutico de cada família.