Profa. Dra. Ana Cristina Marzolla
Horário da Supervisão | ||
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das 09:00h às 12:00h |
Esta proposta de serviço está fortemente pautada nos projetos “Inclusão” e “Cuidando dos Cuidadores”, formulado pela Prof.ª Dr.ª Maria Cecília C. de Faria com o objetivo de inserir o aluno da graduação em psicologia no campo das pessoas com deficiências, através da experiência no atendimento de avaliação psicodiagnóstica ou psicoterapêutico tanto a crianças, adolescentes ou adultos com deficiência como a cuidadores (pais ou responsáveis), que necessitem ou demandem um cuidado para si. Esses projetos tiveram uma importância enorme tanto em relação à clientela atendida como com relação aos alunos enquanto estiveram em funcionamento. Tais projetos foram desativados com o afastamento da referida professora, deixando a clientela foco sem um serviço especializado que pudesse dar conta da continuidade dos atendimentos, dadas as peculiaridades da clientela e das filas de espera para atendimento em outros projetos da clínica Anna Maria Poppovic. Além disso, ficou uma grande lacuna, se levarmos em conta as políticas públicas em relação à pessoa com deficiência orientada pelo governo nesse campo: de acolhimento e tratamento.
É peremptória a necessidade de um serviço de atendimento psicoterapêutico a crianças, adolescentes ou adultos com deficiências, sejam elas de audição[1], visão, física, neuromotórica e/ ou intelectual. São raras as clínicas – escola que oferecem esse tipo de serviço; ainda há poucos psicólogos habilitados para esse tipo de atendimento; a demanda por esse tipo de atendimento é grande, haja vista a fila de espera existente durante o período em que o Projeto Inclusão esteve em vigor e o interesse de alunos por este tipo de experiência tem aumentado.
Este serviço visa atender demanda existente na clínica. Na desmontagem do Projeto Inclusão foi enorme a dificuldade para encaminhamento dos casos atendidos e dos que se encontravam em lista de espera. Ele visa também oferecer ao aluno instrumentalização para atuar em atendimentos que favoreçam o desvelar dos recursos pessoais dos indivíduos que têm desvantagens bem como intervenção junto à família e instituições que os acolhem com vistas a promover mudanças / aperfeiçoamento do desempenho de suas funções. É necessário realçar que esta formação inclusiva que o serviço propõe bem como a habilitação no manejo das interfaces clínica / social / orgânica neste campo da diversidade humana, possibilita ao psicólogo generalista ser mais sensível e, logo, mais competente na sua atuação junto às pessoas não deficientes e nas instituições, públicas ou não, pois a população atendida por este núcleo requer o desenvolvimento da capacidade de autoconhecimento de modo contínuo, devido à dupla contratransferência que esta população provoca nos profissionais que a atendem.
Oferecer ajuda psicológico (de orientação psicanalítica), desde o diagnóstico psicológico até intervenções psicoterapêuticas às pessoas que apresentam desvantagens neuro-sensoriais, físicas e/ou intelectuais, assim como a cuidadores (através da modalidade de consultas terapêuticas), levando em conta as angústias mobilizadas neles pela deficiência daquele por quem são responsáveis.
Oferecer ao graduando em psicologia a rica experiência colocada pelo atendimento a pessoas com deficiência, quer pelas dificuldades impostas por uma determinada deficiência, quer pela experiência de trabalho interdisciplinar que este tipo de atendimento requer.Crianças, adolescentes e adultos com as deficiências já citadas e seus cuidadores.