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PSICOTERAPIA PSICANALÍTICA NA INFÂNCIA E PRÉ-ADOLESCÊNCIA: ORIENTAÇÃO WINNICOTTIANA

Horário da Supervisão

5ª feira

das 18:00h às 21:00h

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP – Curso de Psicologia

Local: Clínica Psicológica  “Ana Maria Poppovic”

Coordenador: Profa. Dra. Rosa Maria Tosta

Carga horária:

  • 300 modalidade;
  • 200 serviço;
  • 70 atividade acadêmico-científica;
  • 30 monografia.

Duração: um ano e dois meses, podendo ser renovado por mais um ano.

Número de Vagas: 8

Periodicidade: anual

Público- alvo: psicólogos

Modalidade: presencial

Requisitos de Acesso

A seleção será realizada por analise do currículo e por entrevistas individuais.

Deverão trazer para a entrevista, carta explicativa de seu interesse na modalidade de aprimoramento. Como critérios de classificação serão levados em conta à motivação do candidato, sua formação acadêmica e sua base teórica e prática.

Introdução e justificativa:

Esta modalidade vem atender a demanda de psicólogos que buscam uma prática clínica supervisionada e fundamentada na Psicanálise de orientação winnicotianna para o atendimento de crianças e pré-adolescentes.

Tendo como referencial teórico os conhecimentos da Psicanálise na área da infância e da adolescência, especialmente as contribuições de D. W. Winnicott e autores correlacionados, o trabalho compreende:

  • Oferta de um espaço para que o próprio profissional possa mobilizar suas forças criativas e sua ludicidade, abrindo-se para um encontro humano e criando uma prática psicoterapêutica diferenciada, que privilegie a busca de um brincar compartilhado.
  • Promoção de uma reflexão fundamentada para que o profissional possa perceber a relação estabelecida, incluindo a transferência de seu jovem paciente e sua própria contratransferência, procurando uma atuação psicoterapêutica consequente.
  • Preparação do profissional para que possa documentar e refletir sobre sua prática, produzindo material clínico vivido que, uma vez registrado, sirva de base para execução de um trabalho escrito na área da Psicologia Clínica.

Objetivo Geral

Possibilitar aos psicólogos a prática do atendimento clínico de crianças e pré-adolescentes, respeitando os princípios éticos e teóricos da psicoterapia psicanalítica.

Objetivos específicos:

  • Desenvolver uma prática de atendimento clínico que possa ser diferenciada conforme o diagnóstico da etapa do desenvolvimento psíquico em que a criança se encontra predominantemente, e nos momentos que atravessa em cada sessão.
  • Favorecer modos de atuação em que o psicólogo possa integrar suas próprias características, apresentando-se com presença psicossomática e oferecendo-se como pessoa total da qual seu jovem paciente possa fazer uso em suas demandas de amadurecimento, permitindo-se uma apresentação congruente com o tipo de sofrimento do paciente.
  • Compreender o sintoma da criança na história e dinâmica familiares, orientando os pais, na medida do possível, respeitando o vínculo privilegiado com a criança em processo psicoterápico.

Metodologia e Recursos Necessários

  • Atendimento psicoterápico a crianças e pré-adolescentes encaminhados pela triagem ou psicodiagnóstico na própria Clinica. Na maioria destes casos, seguimos as proposições teóricas e técnicas de psicoterapia individual.
  • Apresentação, reflexão e discussão de caso na supervisão.
  • Elaboração de relatórios de atendimentos.
  • Orientação para escolha de tema e elaboração de um trabalho de conclusão de curso, de preferência a partir de alguma questão que surja do atendimento dos casos.

Requisitos de aprovação

  • Presença de pelo de 75% nas supervisões semanais.
  • Ser freqüente e pontual nos atendimentos clínicos acordados;
  • Elaboração de relatórios semanais e finais de atendimento.
  • Elaboração de um trabalho de conclusão de curso, cujo tema deve estar vinculado aos atendimentos realizados e fundamentado na teoria psicanalítica de orientação winnicottiana, a qual será avaliada de acordo com o regulamento do aprimoramento.
  • Participação na Atividade Acadêmico-Científica em 2018 e 2019.

Certificados concedidos

Será fornecido certificado de aprimoramento.

Conteúdo programático

Leitura dos textos indicados na referência bibliográfica básica e complementar e outros textos indicados conforme as necessidades de compreensão e/ou manejo clínico do caso atendido.

Cronograma de aulas

conforme o calendário definido pelo regulamento do Aprimoramento Clínico-Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” do Curso de Psicologia da FaCHS.

Referências Básicas:

1. Winnicott, D.W. (1990) Natureza Humana. Rio de Janeiro: Imago Ed.

2. Winnicott, D. W. (1975) O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago.

Referências Complementares:

1. Tosta, R. M. (2012). “Os princípios das consultas terapêuticas como parâmetros para a Clínica Winnicottiana”. In: RABISCO - Revista de Psicanálise, vol.2, n 1, maio.

2. Winnicott, D. W. (1983) O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artes Médicas.

3. Winnicott, D. W. (1996) Tudo Começa em Casa. São Paulo: Martins Fontes.




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