Horário da Supervisão | ||
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das 16:00h às 19:00h |
Local: Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”
Coordenadora:Profa. Dra. Rita de Cassia Ferrer da Rosa
Carga horária:
Duração: um ano e dois meses, podendo ser renovado por mais um ano.
Número de Vagas: 8
Periodicidade: anual
Público- alvo: psicólogos
Modalidade: presencial
A modalidade de aprimoramento “Clínica Infantil e da Pré-Adolescência sob a Perspectiva da Psicologia Analítica” visa contribuir para o desenvolvimento e instrumentalização do manejo clínico e tem a finalidade de aprimorar a prática clínica em consonância à articulação teórica dos postulados da Psicologia Analítica.
A psicologia analítica dispõe de amplo subsidio teórico e técnicas que amparam a compreensão do psiquismo do ser humano ao longo de seu processo de desenvolvimento e a infância e adolescência se configuram como importantes fases deste processo. A teoria de C. G. Jung e de estudiosos que se ocuparam em ampliar e reformular suas ideias, como Erich Neumann, Michael Fordham, Dora Kalff, Von Franz, entre outros, trouxeram importantes contribuições para a compreensão do funcionamento do psiquismo infantil e do adolescente, contemplando sua estrutura e seus aspectos dinâmicos (conscientes e inconscientes).
O escopo desta modalidade refere-se ao atendimento de crianças e pré-adolescentes. A prática clínica proposta inclui atividades lúdicas (brinquedos e jogos), técnicas plásticas (desenhos, pinturas, etc.), trabalho com sonhos (material onírico) e uso de narrativas míticas, recursos que notavelmente auxiliam o processo psicoterapêutico.
A proposta do trabalho compreende uma abordagem integrada (teoria e prática) e está sensível a diversidade e complexidade das demandas da clínica-escola. Considerando-se que tais aspectos favorecem potencialmente o desenvolvimento e amadurecimento do trabalho clínico e mostram-se relevantes para o aperfeiçoamento e qualificação profissional.
Promover o aprendizado e aperfeiçoamento da prática profissional no atendimento clínico a crianças e pré-adolescentes, amparado pelo aporte teórico da Psicologia Analítica.
A metodologia para alcançar os objetivos da presente modalidade inclui:
Será fornecido certificado de aprimoramento
Processo saúde-doença e suas múltiplas determinações
O conteúdo previsto inclui articulação teórica dos fenômenos psíquicos observados no contexto clínico por meio de textos da obra de C. G. Jung, especificamente suas formulações acerca do psiquismo da criança e do adolescente. Os postulados de Erich Neumann e o desenvolvimento da personalidade, e a compreensão do psiquismo infantil à luz da teoria de Michael Fordham.
Também serão abordados narrativas míticas e interpretações de técnicas projetivas (desenhos, pinturas, etc.)
FORDHAM, M. A criança como indivíduo. Trad. Marta Rosas. São Paulo:Cultrix, 1994.
JUNG, C. G. O desenvolvimento da personalidade. Tradução de Frei Valdemar do Amaral – Petrópolis: Vozes [1915], 2013.
NEUMANN, E. A Criança - Estrutura e dinâmica da personalidade em desenvolvimento desde o início de sua formação. São Paulo: Cultrix, 1995.
GREGG M. F. O mundo secreto dos desenhos – uma abordagem junguiana da cura pela arte. PAULUS, São Paulo, 2004
JUNG, C. G. A prática da psicoterapia. Trad. Maria Luiza Appy O.C. - Petrópolis: Vozes, 2013.
HORSCHUTZ, R. W. A importância das vivências infantis para o futuro processo de individuação. São Paulo, 2006 Monografia Instituto Junguiano de São Paulo - IJUSP – São Paulo, 2006
MATHIAS, D. Sonhos de criança no referencial teórico da psicologia analítica. São Paulo, 2012 Dissertação (mestrado em psicologia clínica) , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2012.
VON FRANZ, M. L. A interpretação dos contos de fadas. Trad. Maria Elci Spaccaquerche Barbosa – São Paulo: Paulus, 1990