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A CLÍNICA FENOMENOLÓGICA E EXISTENCIAL NO ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE ADOLESCENTES – QUESTÕES PESSOAIS DA CONTEMPORANEIDADE

Horário da Supervisão

3ª feira

das 09:00h às 12:00h

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP – Curso de Psicologia

Local: Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”

Coordenadora: Profa. Dra. Regina Sonia Gattas Fernandes do Nascimento

Carga horária: 600hs. (300h. de Modalidade; 70h. de Monografia; 30h. de Atividades acadêmico-científicas e 200h. de Serviço)

Duração: 1 ano e 3 meses podendo ser renovado por mais um ano.

Número de vagas: 8

Periodicidade: Anual

Público Alvo: Psicólogos e Médicos

Modalidade: Presencial

Requisitos do acesso

Os interessados precisarão:

  • ter conhecimento anterior do pensamento e da prática terapêutica fenomenológica e existencial;
  • ter experiências anteriores no atendimento de adolescentes;
  • ter leituras de textos indicados sobre adolescência e sua terapêutica.

Introdução e justificativa

A presente modalidade de aprimoramento é uma oportunidade para que profissionais da psicologia e da medicina se aprimorem, desenvolvendo a compreensão fenomenológica existencial das experiências humanas – sadias e patológicas de cada adolescente com sua conjuntura pessoal. Destacamos ainda as proposições terapêuticas baseadas na fenomenologia existencial em suas possibilidades de intervenção clínica institucional no atendimento de adolescentes e de suas famílias.

Objetivo Geral

Este aprimoramento clínico institucional tem por objetivo que os profissionais desenvolvam e aprimorem sua compreensão do adolescente, da relação terapêutica e de algumas modalidades da prática clínica (psicoterapia, intervenção focal e orientação).

Objetivos específicos

  • aprimorar o entendimento da singularidade de cada adolescente, da relação terapêutica e identificar as práticas clínicas adequadas para cada contexto;
  • aperfeiçoar a elaboração de relato das sessões, relatório final dos atendimentos, preenchimento de prontuários de acordo com as regras científicas e éticas, elaborar trabalho de conclusão do aprimoramento.

Metodologia e recursos necessários

  • os aprimorandos realizarão atendimentos individuais e ou grupais baseados na fenomenologia existencial. O supervisor procurara selecionar pacientes com problemáticas diversas, outras demandas peculiares dessa etapa da vida adolescente;
  • o trabalho final de curso será apresentado na jornada clínica do ano seguinte.

Requisitos de aprovação

  • presença em pelo menos 75% das supervisões semanais e nos atendimentos clínicos acordados;
  • elaboração dos relatórios semanais e anuais;
  • elaboração de um trabalho final cujo tema deve estar vinculados aos atendimentos realizados e ao pensamento fenomenológico existencial que será avaliado de acordo com o regulamento do aprimoramento;
  • participação da jornada da clínica 2017 e 2018.

Certificados Concedidos

Será oferecido certificado de aprimoramento.

Corpo docente

Prof. especialista Hélio Roberto Deliberador

Conteúdo programático

Leitura dos textos indicados na referência bibliográfica básica e complementar e outros textos indicados face necessidades dos atendimentos.

Cronograma de aulas

Conforme o calendário definido pelo regulamento do Aprimoramento Clínico Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” da FACHS.

Referências Básicas

Caligaris, C., A Adolescência, Publifolha, São Paulo, 2ª Edição, 2009.

Sapienza, B. Conversas sobre terapia, Educ Paulus, São Paulo, 2004.

Spanoudis. S. “Conhecer o outro na entrevista”. Revista da Associação Brasileira de Daseisnanalyse. São Paulo A.B.D. números 1, 2, e 4. 1997.

Referência Complementar

Dastur, F. e Cabestan, P. Daseinsanalise: Fenomenologia e Psicanálise. Rio de Janeiro. Via Véritas, 2015

Sapienza, B. T. Do desabrigo à confiança. Ed. Escuta, São Paulo, 2007

Sapienza, B. T. Encontro com a Daseinsanalyse, Ed. Escuta, São Paulo, 2015