aprimoramento - topo banner - clínica psicológica - puc-sp

CLÍNICA DO TRABALHO

Horário da Supervisão

3ª feira

das 10:00h às 13:00h

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP – Curso de Psicologia

Local: Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”

Coordenadora:Profa. Dra. Renata Paparelli

Carga horária:

  • 300 modalidade;
  • 200 serviço;
  • 70 atividade acadêmico-científica;
  • 30 monografia.

Duração: um ano e dois meses, podendo ser renovado por mais um ano.

Número de Vagas: 8

Periodicidade: anual

Público- alvo: psicólogos

Modalidade: presencial

Requisitos de Acesso

A seleção analisará o interesse do candidato(a) em desenvolver práticas de atenção à saúde de trabalhadores(as) com sofrimento psíquico/transtornos mentais relacionados ao trabalho ou à situação de desemprego prolongado. Avaliará o conhecimento sobre a interface entre Psicologia Clínica e Psicologia Social. Realizaremos entrevistas com os(as) candidatos(as) interessados.

Introdução e justificativa

Dentre os problemas humanos no trabalho, destacam-se atualmente os agravos à saúde, especialmente aqueles relacionados à saúde mental. Nesse contexto, torna-se necessária uma formação que dimensione, no interior do processo psicoterapêutico, a importância do trabalho tanto na constituição da subjetividade quanto na determinação do processo saúde-doença. É essa formação que procuraremos oferecer aos(às) psicólogos(as) interessados(as).

Objetivo Geral

Buscaremos o desenvolvimento de habilidades tais como a aquisição de um raciocínio clínico que consiga articular a dimensão psicológica à esfera psicossocial presente nos fenômenos humanos. Nessa articulação, priorizaremos o trabalho e tudo aquilo que se refere a essa questão: identidade, gênero, raça, preconceito, realização pessoal, processo saúde-doença etc.

Objetivos específicos

Constituir uma clínica voltada ao enfrentamento do sofrimento psíquico relacionado ao trabalho em suas múltiplas dimensões.

Metodologia e Recursos Necessários

Os aprimorandos participarão das seguintes atividades:

  • farão atendimentos clínicos individuais e em grupo com pessoas com transtornos mentais/sofrimento psicológico relacionado ao trabalho;
  • supervisões semanais dos casos atendidos, que ocorrerão às terças-feiras das 10h às 13h;
  • realização de leituras e debates de textos que abordem questões relevantes para os atendimentos.
  • Além disso, temos alguns projetos nos quais poderão se envolver, tais como:

  • incorporação da Clínica do Trabalho à rede de atenção à saúde mais ampla, em especial a Unidades Básicas de Saúde e a Centros de Referência em Saúde do Trabalhador;
  • Notificação dos agravos à saúde mental relacionados ao trabalho junto à Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvis);
  • Atendimento em grupos de educadores afastados do trabalho nas escolas públicas municipais de São Paulo, que ocorre em parceria com o Departamento de Saúde do Servidor público municipal de São Paulo.
  • Necessitamos de salas para atendimento, supervisão e realização de grupos.

Requisitos de aprovação

  • Presença de pelo de 75% nas supervisões semanais e nos atendimentos clínicos acordados;
  • Elaboração de um trabalho de conclusão de curso, cujo tema deve estar vinculado aos atendimentos realizados e fundamentado nos estudos atuais da Gerontologia e da Psicogerontologia avaliada de acordo com o regulamento do aprimoramento.
  • Participação na Atividade Acadêmico-Científica em 2018 e 2019.
  • Demonstração de capacidade para conduzir um caso, capacidade para tomar decisões durante os atendimentos e compreensão clínica dos casos em atendimento.

Certificados concedidos

Será fornecido certificado de aprimoramento

Conteúdo programático

  • Processo saúde-doença e suas múltiplas determinações
  • O trabalho: constituinte da subjetividade
  • Teoria do desgaste mental no trabalho
  • Agravos à saúde mental relacionados ao trabalho: depressões, burnout. Estresse pós-traumático relacionado ao trabalho, alcoolismo crônico relacionado ao trabalho etc.

Cronograma de aulas

  • conforme o calendário definido pelo regulamento do Aprimoramento Clínico-Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” do Curso de Psicologia da FaCHS.

Referências Básica

DIAS, E.C. (org.), Almeida, I.M. et al. (cols.) Brasil, Ministério da Saúde, representação do Brasil da OPAS/OMS. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde; organizado colaboradores – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001.

DEJOURS, C. “Por um novo conceito de saúde”. Rev. bras. Saúde ocup., 14(54) :7-1 1, 1986.

LIMA, M.E.A. (org.) Escritos de Louis Le Guillant: da ergoterapia à psicopatologia do trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

Referências Complementar

GONÇALVES FILHO, J.M. “Humilhação social: um problema política em Psicologia”, Psicol.USP vol.9 n.2 São Paulo 1998. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65641998000200002 (acesso em 13/02/2012)

LACAZ, F.A.C. “O campo Saúde do Trabalhador: resgatando conhecimentos e práticas sobre as relações trabalho-saúde” Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 23(4):757-766, abr, 2007

LAFARGUE, P. O direito à preguiça; introdução de Marilena Chauí. São Paulo : HUCITEC/ Editora da UNESP, 1999

SELIGMANN-SILVA, E. Trabalho e desgaste mental - o direito de ser dono de si mesmo, São Paulo: Cortez Editora, 2011




Faça sua INSCRIÇÃO