atendimento-pscicoterapeutico-idosos
aprimoramento - topo banner - clínica psicológica - puc-sp

ATENDIMENTO PSICOTERAPÊUTICO EM GRUPO A IDOSOS

Horário da Supervisão

2ª feira

das 16:00h às 19:00h

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP – Curso de Psicologia

Local: Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”

Coordenadora:Profa. Dra. Ruth Gelehrter da Costa Lopes

Carga horária:

  • 300 modalidade;
  • 200 serviço;
  • 70 atividade acadêmico-científica;
  • 30 monografia.

Duração: um ano e dois meses, podendo ser renovado por mais um ano.

Número de Vagas: 8

Periodicidade: anual

Público- alvo: psicólogos

Modalidade: presencial

Requisitos de Acesso

A seleção será realizada por análise do currículo e entrevistas. Na entrevista será verificada a disponibilidade do profissional em atender demandas pertinentes aos sujeitos idosos e em grupo.

Além disso, serão consideradas a motivação do candidato e sua formação acadêmica.

Introdução e justificativa

Aspectos referentes ao envelhecimento humano carecem de abordagem enfática nos currículos dos cursos de graduação. Portanto, ainda há necessidade de capacitar profissionais para entender os limites e as peculiaridades decorrentes do processo de envelhecimento. Visamos instrumentalizá-los em relação aos aspectos emocionais presentes nas muitas mudanças que decorrem da alteração de papéis dentro e fora da família; aposentadoria; diversas perdas; diminuição de contatos sociais, etc. Há necessidade de desmistificar atitudes e pensamentos que persistem na transmissão de valores na sociedade referentes ao processo de envelhecimento. Para tanto, a vivência clínica propõem-se a dar referencias que permitam a revisão de conhecimentos que reduzem o envelhecimento ao processo orgânico; à decadência; e a interpretação da velhice como problema.

Objetivo Geral

Pretende-se capacitar o aprimorando para, junto ao grupo de idosos, através do convite psicoterápico, ajudar pacientes a revisitar vivências passadas, pensar soluções para impasses presentes e projetar escolhas futuras, no sentido de preservar os sujeitos, quando o exercício de sua autonomia é ameaçado.

Objetivos específicos

Pretende-se capacitar o aprimorando para, junto ao grupo de idosos, apreender:

  • questões que se tipificam nessa faixa etária,
  • limites e possibilidades da ação psicológica em grupo,
  • registro dos encontros,
  • execução de relatório final e artigo para publicação

Metodologia e Recursos Necessários

Os aprimorandos participarão de supervisão semanal e atendimento individual e em grupo com participantes idosos (60 anos e mais). O atendimento será coordenado por uma ou duas psicoterapeutas.

Requisitos de aprovação

  • Presença de pelo de 75% nas supervisões semanais e nos atendimentos clínicos acordados;
  • Elaboração de um trabalho de conclusão de curso, cujo tema deve estar vinculado aos atendimentos realizados e fundamentado nos estudos atuais da Gerontologia e da Psicogerontologia avaliada de acordo com o regulamento do aprimoramento.
  • Participação na Atividade Acadêmico-Científica em 2018 e 2019.
  • Importante aqui ressaltar a estreita ligação já existente, entre o serviço clínico a idosos, com o Programa de Estudos Pós Graduados em Gerontologia-PUCSP. Serão incentivados a participar das atividades abertas à comunidade.
  • À medida que os Aprimorandos compartilham em supervisão as suas experiências de atendimento, o supervisor acrescentará informações que possam ajudar na sua atuação enquanto profissionais. O conteúdo acrescentado poderá vir sob a forma de sugestões de leitura, filmes e indicação de palestras.

Certificados concedidos

Será fornecido certificado de aprimoramento

Conteúdo programático

Trata-se de estágio prático com supervisão e nesse sentido não há uma proposta de disciplina. No entanto, no percurso, os Aprimorandos são orientados quanto aos procedimentos que serão realizados e há também um preparo teórico, através de bibliografia básica, relativos ao trabalho em grupo:

  • acelera o resgate da condição de sujeito, pois retoma com cada um de seus membros questões pertinentes às especificidades da terceira fase da vida. Retira o idoso do convívio exclusivamente doméstico e familiar, convidando-o a falar sobre suas inquietudes. Quebra o ciclo de isolamento e permite um maior empoderamento (exercício de potência) na vida.
  • quando os membros se ajudam buscando soluções para os demais participantes, tornam-se cúmplices de um novo modo de viver o cotidiano proporcionando também vivências de afeto, identificação e pertencimento.
  • a identificação entre os membros catalisa o poder das intervenções.

Cronograma de aulas

  • conforme o calendário definido pelo regulamento do Aprimoramento Clínico-Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” do Curso de Psicologia da FaCHS.

Referências Básica

FERNANDES, C. B. P.; LOPES, G. C. e CALDERONI, S. Z. Intervenções psicoterapêuticas em grupo para idosos. In: Psiquiatria Geriátrica do Diagnóstico Precoce à Reabilitação. 01. ed. São Paulo: Atheneu, 2007, v.01, p. 405-410.

GOLDFARB, D.C. e LOPES, R. G. C. Avosidade: A Família e a Transmissão Psíquica entre Gerações in Tratado de Geriatria e Gerontologia org. Freitas, E.V. de;P. L.; C.F.A.X., D. J.; G.M.L.2ª Ed. Guanabara-Koogan, 2006.

LOPES, RUTH G. DA C. (2000) Saúde na Velhice. As interpretações sociais e os reflexos no uso do medicamento. Educ. São Paulo. _____________________ (1990) Velhos “Indignos”. Investigação a respeito do projeto de vida de idosos socialmente ativos. Mestrado no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, PUC/SP.

Referências Complementar

GIANISELLE, FRANSCISCA GARCIA. (2001) A vivência de uma terapeuta idosa junto a um grupo da mesma idade. Boletim Clínico. Clínica psicológica “Ana Maria Poppovic” maio. Volume X

HENRIQUES, MÔNICA AMERICANO L. (1996) Fortalecimento egóigo observado em idosos submetidos à psicoterapia grupal em clínica escola – Psicologia Revista No 6: Maio: São Paulo.135-141

KAMKHAGI, DORLI (2001) Um outro, talvez novo tempo: a velhice. Mestrado no Programa de Pós Graduação em Gerontologia, PUC/SP

MELLO, ANAMARIA S. DE B. e ABREU, DEATRIZ CASTRO (2001) A possibilidade de elaboração psíquica das perdas na psicoterapia de grupo para idosos. Boletim Clínico. Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”. Novembro. Volume XI

GOLDFARB, D.C. e LOPES, R. G. C. Revista Kairós, Caderno Temático 2: Psicogerontologia, contribuições da Psicanálise ao Envelhecimento, São Paulo, Caderno temático 2, ago. 2002.




Faça sua INSCRIÇÃO