aprimoramento - topo banner - clínica psicológica - puc-sp

PROBLEMÁTICAS CONTEMPORÂNEAS: ATENDIMENTO CLÍNICO FENOMENOLÓGICO-EXISTENCIAL

Horário da Supervisão

5ª feira

das 17:00h às 20:00h

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP – Curso de Psicologia

Local: Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”

Coordenadora: Profa. Dra. Regina Sonia Gattas Fernandes do Nascimento

Carga horária: 600hs. (300h. de Modalidade; 70h. de Monografia; 30h. de Atividades acadêmico-científicas e 200h. de Serviço)

Duração: um ano e três meses, podendo ser renovado por mais um ano.

Número de Vagas: 8

Periodicidade: anual

Público- alvo: psicólogos e médicos

Modalidade: presencial

Requisitos de Acesso

Os interessados precisarão:

  • Ter conhecimento anterior do pensamento e da prática terapêutica fenomenológica existencial;
  • Disponibilidade para realizar as atividades práticas propostas e a leitura de textos básicos e complementares;
  • No caso do candidato possuir pouco conhecimento das ideias e da prática clínica fenomenológico-existencial, ele poderá ser selecionado se concordar em participar paralelamente de cursos oferecidos por outras instituições sobre esta abordagem como pré-requisito de sua aceitação.

Introdução e justificativa

A presente modalidade de aprimoramento é uma oportunidade para que profissionais da área da Psicologia e Medicina se aprimorem, desenvolvendo a compreensão fenomenológica existencial das experiências sadia e patológica de cada paciente com suas problemáticas específicas. Destacamos ainda que as proposições terapêuticas baseadas na fenomenologia existencial tem se mostrado, em suas diversas modalidades de atendimento, uma possibilidade de intervenção clínica-institucional muito importante para ajudar as pessoas que necessitam de acompanhamento psicológico para lidar com o seu sofrimento.

Objetivo Geral

Este aprimoramento clínico-institucional tem como objetivo principal que os profissionais desenvolvam e aprimorem a sua compreensão do paciente, da relação terapêutica e de algumas modalidades da prática clínica fenomenológico-existencial (psicoterapia, intervenção breve e orientação).

Objetivos específicos

  • Aprimorar o entendimento da singularidade de cada paciente, da relação terapêutica e identifique as práticas clínicas mais adequadas para cada caso;
  • Aperfeiçoar a elaboração de relato das sessões, relatório final dos atendimentos e seja capaz de elaborar uma TCC, cujo tema deve estar vinculado aos atendimentos realizados e baseado no pensamento fenomenológico existencial.

Metodologia e Recursos Necessários

Os aprimorandos realizarão atendimentos clínicos individuais baseados na fenomenologia existencial de pelo menos dois pacientes adultos no decorrer do ano. O supervisor procurará selecionar pacientes com problemáticas diversas, tais como questões afetivas, dificuldades no relacionamento interpessoal, situações de crise, psicose ou estresse pós-traumático. O atendimento psicológico de cada paciente será definido em função das demandas específicas e singulares de cada caso, podendo ser realizado nas seguintes modalidades: psicoterapia tradicional, psicoterapia breve, orientação ou intervenções breves. Estes atendimentos serão supervisionados semanalmente em grupo. Além disso, serão solicitadas  leitura e discussão de textos indicados na referência bibliográfica e sobre as questões apresentadas pelos pacientes e as várias modalidades de intervenção clínica. Os aprimorandos precisarão elaborar por escrito os relatórios de cada sessão de atendimento, o relatório final dos atendimentos realizados e uma monografia de uma temática relacionada com o estágio, que será orientada pelo supervisor da modalidade. Esta monografia será apresentada na Jornada da Clínica em 2017.

Requisitos de aprovação

  • Presença de pelo de 75% nas supervisões semanais e nos atendimentos clínicos acordados;
  • Elaboração dos relatórios semanais e anuais;
  • Elaboração de uma monografia cujo tema deve estar vinculado aos atendimentos realizados e baseado no pensamento fenomenológico existencial que será avaliada de acordo com o regulamento do aprimoramento.
  • Participação da Jornada da Clínica em 2017 e 2018.

Certificados concedidos

Será fornecido certificado de aprimoramento

Corpo docente

Profa. Dra. Ida Elizabeth Cardinalli

Conteúdo programático

  • Leitura dos textos indicados na referencia bibliográfica básica e complementar além de outros indicados pelo supervisor em função;
  • Supervisão dos casos atendidos

Cronograma de aulas

Conforme o calendário definido pelo regulamento do Aprimoramento Clínico-Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” do Curso de Psicologia da FaCHS.

Referências Básica

CARDINALLI, I.E. Heidegger: o estudo dos fenômenos humanos baseados na existência humana como ser-aí (Dasein). Psicologia USP online, vol. 26, no. 2. São Paulo May/Aug. 2015.

Cardinalli, I. E. Daseinsanalyse e Psicoterapia. Revista da Associação Brasileira de Daseinsanalyse. São Paulo: ABD, nº 9, 2000.
Spanoudis, S. “Conhecer o outro na entrevista”. Revista da Associação Brasileira de Daseinsanalyse. São Paulo: ABD, nº 1,2, e 4, 1997.

Referências Complementar

boss, M. Encontro com Boss. Revista da Associação Brasileira de Daseinsanalyse. São Paulo: ABD, nº 1,2, e 4, 1997.
Cardinalli, I. E. Daseinsanalyse e esquizofrenia. São Paulo: Escuta, 2012.

Cardinalli, I. E. Transtorno de estresse pós-traumático: uma compreensão fenomenológico-existencial da violência urbana. São Paulo: Escuta, 2016.

DASTUR, F. E CABESTAN, P. Daseinsanalise: Fenomenologia e Psicanálise. Rio de Janeiro: Via Verita, 2015.

Pompeia, J. A. SAPIENZA, B. T. Os dois nascimentos do homem. Rio de Janeiro: Via Verita, 2011.

Spanoudis, S. “A tarefa do aconselhamento e orientação a partir da Daseinsanalyse”.  Revista da Associação Brasileira de Daseinsanalyse. São Paulo: ABD, nº 1,2, e 4, 1997.