aprimoramento - topo banner - clínica psicológica - puc-sp

ARTE, CORPO E PSICOLOGIA ANALÍTICA

Horário da Supervisão

5ª feira

das 14:00h às 17:00h

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP – Curso de Psicologia

Local: Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”

Coordenadora: Profa. Dra. Irene Gaeta

Carga horária:

  • 300 modalidade;
  • 200 serviço;
  • 70 atividade acadêmico-científica;
  • 30 monografia.

Duração: um ano e dois meses, podendo ser renovado por mais um ano.

Número de Vagas: 8

Periodicidade: anual

Público- alvo: psicólogos

Modalidade: presencial

Requisitos de Acesso

Psicólogos formados que pretendem atender em Clínica, por meio de entrevista e análise de curriculum. Espera-se que o candidato tenha noções básicas de psicologia analítica.

Introdução e justificativa

A proposta do aprimoramento é instrumentalizar a prática clínica através de ateliê terapêutico como uma forma de intervenção e o uso de recursos expressivos e da linguagem simbólica em Psicologia Analítica, no atendimento a adolescentes e adultos.

A arte e a Psicologia, juntas, propõem novas possibilidades de abarcar, compreender e configurar o complexo universo das manifestações e relações e comunicação humanas: de um lado, a transformação que o processo de criação, reflexão e produção em arte acarreta no ser humano ao dar configurações visíveis às questões existenciais, conflitos emocionais, traumas, uma vez que o conflito pode se expressar em diferentes linguagens artísticas autônomas (desenho, escultura, pintura, gravura, performance, música, teatro, dança, etc); facilitando sua conscientização e resolução.

Objetivo

Ampliar o campo de trabalho dos alunos para clínica. O objetivo é fornecer bases teóricas para a compreensão e procedimentos da Psicologia em interface com a Arte e os processos criativos. O aprimoramento tem por objetivo capacitar os alunos a compreender a expressão simbólica dos pacientes, e trabalhar com a arte no sentido da amplificação da consciência na Clínica. A arte pode ser usada como um dos instrumentos para o autoconhecimento e como intervenção social.

Metodologia

Serão realizadas supervisões semanais às quintas-feiras das 14h às 17h, durante 3hs. Os atendimentos efetuados pelos alunos poderão ser individuais na Clínica e também em duplas, no caso de atendimento a grupos. Todos os alunos passarão pelos dois modos de atendimento. Durante o atendimento recursos artísticos serão empregados com os pacientes, com o objetivo de facilitar a expressão de conteúdos inconscientes.

Recursos Necessários

Necessitamos de salas para atendimento, supervisão e realização de grupos. O material artístico, quando necessário, será providenciado pelos próprios aprimorandos.

Instituições e clientela

Clientes inscritos para atendimento individual e grupal psicoterápico na Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”. Para atendimento institucional contamos com Setor de Investigação em Doenças Neuromusculares do Hospital São Paulo (grupos de pacientes na sala de espera, bem como cuidadores).

Requisitos de aprovação

  • Presença de pelo de 75% nas supervisões semanais e nos atendimentos clínicos acordados;
  • Elaboração de um trabalho de conclusão de curso, cujo tema deve estar vinculado aos atendimentos realizados e fundamentado em Psicologia Analítica que será avaliada de acordo com o regulamento do aprimoramento.
  • Participação na Atividade Acadêmico-Científica em 2018 e 2019.

Certificados concedidos

Será fornecido certificado de aprimoramento

Conteúdo programático

  • Articulação de bases teóricas para a compreensão e procedimentos da Psicologia em interface com a Arte e os processos criativos.
  • Técnicas Expressivas Coligas ao Trabalho corporal (relaxamento, calatonia, etc)
  • O uso de mandalas e calatonia na prática clinica
  • O simbolismo do corpo na trajetória da vida

Cronograma de aulas

  • conforme o calendário definido pelo regulamento do Aprimoramento Clínico-Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” do Curso de Psicologia da FaCHS.

Referências Básica

1. CARVALHO, M.M.M.F. (Coord.). A arte cura? Recursos artísticos em psicoterapia. Campinas, SP: Editorialpsy II, 1995.

2. GAETA, I.P. Psicoterapia Junguiana: novos caminhos na clínica. O uso do desenho de mandalas e calatonia. São Paulo: Vetor, 201

3. JUNG, C. G. O homem e seus símbolos. São Paulo: Nova Fronteira, 1964/1992.

Referências Complementar

1. GAETA, I.& DIBO M. Arterapia e mandalas: uma abordagem junguiana: São Paulo: Vetor Editora, 2010

2. __ Memória Corporal – O simbolismo do corpo na Trajetória da Vida. São Paulo: Vetor, 2016

3. JUNG, C. G. Obras Completas. Petrópolis: Vozes, 2011

4. __ O livro vermelho: Liber Novus. Petrópolis: Vozes, 2010.

5. SILVEIRA, N. Imagens do inconsciente. Rio de Janeiro: Alhambra, 1981




Faça sua INSCRIÇÃO