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A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E AO ATENDIMENTO DE SEUS CUIDADORES

Horário da Supervisão

6ª feira

das 14:00h às 17:00h

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP – Curso de Psicologia

Local: Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”

Coordenadora: Profa. Dra. Paula Suzana Gioia

Carga horária:

  • 300 modalidade;
  • 200 serviço;
  • 70 atividade acadêmico-científica;
  • 30 monografia.

Duração: um ano e dois meses, podendo ser renovado por mais um ano.

Número de Vagas: 8

Periodicidade: anual

Público- alvo: psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Modalidade: presencial

Requisitos de Acesso

conhecimento teórico básico sobre a abordagem comportamental.

Introdução e justificativa

A presente modalidade de aprimoramento torna-se importante porque oferece a profissionais (psicólogos e profissionais da saúde que fazem terapia em crianças com TEA) condições de aperfeiçoarem a aprendizagem de intervenção junto a crianças com TEA, baseada na Análise do Comportamento e em seus fundamentos teórico-metodológicos. Atualmente esse modelo de intervenção tem sido positivamente avaliado pela literatura na área e por profissionais fora da Psicologia que trabalham com essa população, devido ao benefício no desenvolvimento de repertórios básicos e na minimização de comportamentos opositores em diferentes ambientes e situações (família, escola, etc) que garantem a essa população melhor inclusão acadêmica e social.

Objetivo Geral

O aprimorando deverá ser capaz de identificar conceitos teóricos básicos sobre a abordagem relacionado ao autismo e aprimorar suas habilidades como terapeuta analítico-comportamental de crianças com autismo.

Objetivos específicos

O aprimorando deverá ser capaz de:

  • identificar prioridades na intervenção de cada criança,
  • orientar cuidadores sobre construção de condições favoráveis para a manutenção dos ganhos comportamentais da criança,
  • planejar programas de atendimento específicos para a criança que atende,
  • preparar a sessão de atendimento, construir folhas de registro,
  • avaliar desempenho da criança e de seus cuidadores,
  • apresentar o processo e o produto de seu trabalho como terapeuta, justificado teoricamente, em uma monografia ao final do período de aprimoramento.

Metodologia e Recursos Necessários

Cada aprimorando deverá atender a duas crianças no decorrer do ano ou a mesma criança duas vezes por semana, se houver possibilidades operacionais. O supervisor tenderá a selecionar crianças com menor idade, uma vez que se pretende priorizar a aquisição do comportamento verbal vocal, muito difícil de ocorrer com crianças acima de sete anos. Também serão priorizadas crianças com nível de severidade médio para evitar casos de autolesão, porém, os repertórios social e motor deverão ser diversos. Inicialmente o supervisor fará o atendimento com a ajuda do aprimorando, servindo de modelo para este, até que o aprimorando se torne independente e possa fazer o atendimento sozinho. Os cuidadores principais serão orientados para a manutenção dos ganhos comportamentais de cada criança no outros ambientes sociais (casa, escola, clínicas). A depender do caso atendido e de como será a intervenção, serão selecionadas leituras especificas para discussão. Na maioria das vezes os atendimentos serão discutidos em grupo, mas haverá momentos em que exigirão supervisões individualizadas. Todo material necessário para o atendimento (relatos, folhas de registros, preparação da sessão) deverá ser entregue semanalmente, antes da próxima sessão e, ao final do ano e dos atendimentos, deverá ser entregue a monografia cuja elaboração será orientada pelo supervisor que deverá ser apresentada em evento da própria clinica da PUC-SP, caso seja exigido.

Requisitos de aprovação

- Presença de pelo de 75% nas supervisões semanais e nos atendimentos clínicos acordados;
- Elaboração de um trabalho de conclusão de curso, cujo tema deve estar vinculado aos atendimentos realizados e fundamentado na teoria analítico-comportamental que será avaliado de acordo com o regulamento do aprimoramento.
- Participação na Atividade Acadêmico-Científica em 2018 e 2019.
- Manutenção de contato constante com outros profissionais que atendem a criança para acompanhamento de seu desenvolvimento.

Certificados concedidos

Será fornecido certificado de aprimoramento

Conteúdo programático

  • DSM V e a avaliação comportamental
  • avaliação de repertório inicial motor e verbal
  • construção de programas e relação com conceitos teóricos
  • identificação dos tipos de ajudas: quando usá-las e como retirá-las
  • o atendimento de uma criança específica para desenvolvimento de repertórios básicos e diminuição de comportamentos opositores
  • o registro o desempenho da criança
  • currículo escolar adaptado
  • manutenção dos ganho pelos pais
  • importância do trabalho multiprofisssional

Cronograma de aulas

conforme o calendário definido pelo regulamento do Aprimoramento Clínico-Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” do Curso de Psicologia da FaCHS.

  • nessa modalidade os atendimentos não são interrompidos no mês de julho

Referências Básica

Bagaiolo, L. & Guilhardi, C.(2002). Autismo e preocupações educacionais: um estudo de caso a partir de uma perspectiva comportamental compromissada com a análise experimental do comportamento. Em: H. J GUILHARDI e outros (Orgs.) Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: ARBytes, pp 67 – 82.

Banaco, R.A.; Zamignani, D.R.; Meyer, S. B. (2010). Função do Comportamento e do DSM: Terapeutas analítico-comportamentais discutem a psicopatologia. Em E. Z. Tourinho, & S. V. Luna, (Orgs). Análise do Comportamento: investigações históricas, conceituais e aplicadas. São Paulo: Roca
Miguel, C. F.; Kenyon, P.B.; Kenyon, S. E. (2005). Uma Introdução ao sistema de comunicação através de troca de figuras (PECS) Em: W. Camargo Jr -Transtornos Invasivos do Desenvolvimento:3º milênio. Brasília,CORDE:Presidência da República, p. 177-182.

Referências Complementar

Camargo Jr, W. -(2005). Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: 3º milênio. Brasília, CORDE: Presidência da República.

Kenyon, S. E. & Healey, J. J. (2001). Análise funcional das respostas de auto-lesão em uma criança diagnosticada de dez anos com autismo.  Em: H. J.

GUILHARDI e outros (Orgs.) Sobre Comportamento e Cognição, Santo André: ARBytes, (pp. 56-61).

Skinner, B.F.(1972). Tecnologia do Ensino. São Paulo: Herder.

Schwartzman, J. S.; Araújo, C. A.(2011). Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon Edições Científicas.

Windholz, M. H. (1988). Passo a passo, seu caminho – Guia curricular para o ensino de habilidades básicas. São Paulo: Edicon.




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