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A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA AO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E DE SEUS CUIDADORES

Horário da Supervisão

5ª feira

das 14:00h às 17:00h

Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP – Curso de Psicologia

Local: Clínica Psicológica  “Ana Maria Poppovic”

Coordenador: Profa. Dra. Paula Suzana Gioia

Carga horária: 600hs. (300h. de Modalidade; 70h. de Monografia; 30h. de Atividades acadêmico-científicas e 200h. de Serviço)

Duração: um ano e três meses, podendo ser renovado por mais um ano.

Número de Vagas: 8

Periodicidade: anual

Público- alvo: psicólogos e médicos

Modalidade: presencial

Requisitos de Acesso

interesse na abordagem e no tipo de população a ser atendida.

Introdução e justificativa:

A presente modalidade de aprimoramento torna-se importante porque oferece a profissionais (psicólogos, médicos) condições de iniciarem ou aperfeiçoarem a aprendizagem de intervenção junto a crianças com TEA e seus cuidadores, baseada na Análise do Comportamento aplicada e em seus fundamentos teórico-metodológicos. Atualmente, esse modelo de intervenção tem sido positivamente avaliado pela literatura na área e por profissionais fora da Psicologia que trabalham com essa população pelo benefício no desenvolvimento de repertórios básicos, na minimização de comportamentos opositores em diferentes ambientes e situações (família, escola, etc) que garantem a essa população melhor inclusão acadêmica e social.

Objetivo Geral

O aprimorando deverá ser capaz de ampliar seu conhecimento teórico sobre a abordagem relacionado ao TEA e suas habilidades como terapeuta analítico-comportamental de crianças com autismo, como também na orientação de seus cuidadores.

Objetivos específicos:

O aprimorando deverá ser capaz de:

  • avaliar repertório inicial;
  • identificar prioridades na intervenção de cada criança;
  • orientar cuidadores sobre alteração comportamental e manutenção dos ganhos obtidos na intervenção com a criança,
  • planejar e replanejar a sessão de atendimento;
  • construir folhas de registro, gráficos de desempenho, relatos avaliativos.
  • Deverá também apresentar o processo e o produto de seu trabalho como terapeuta, justificado teoricamente, em um Trabalho de Conclusão de Curso, ao final do período de aprimoramento.

Metodologia e Recursos Necessários

Cada aprimorando deverá atender duas crianças e seus cuidadores no decorrer do ano; se houver possibilidades operacionais, esse atendimento poderia se dar duas vezes por semana. O supervisor tenderá a selecionar crianças com menor idade, uma vez que se pretende priorizar a aquisição do comportamento verbal vocal, muito difícil de ocorrer com crianças acima de sete anos. Também serão priorizados crianças com nível de severidade médio para evitar casos de auto-lesão, porém, os repertórios social e motor deverão ser diversos. Inicialmente o supervisor, servindo de modelo, fará o atendimento com a ajuda do aprimorando, até que este se torne independente e possa fazer o atendimento sozinho. Os cuidadores serão orientados para a manutenção dos ganhos comportamentais de cada criança nos seus outros ambientes sociais. Deverão ser mantidos contatos com os outros profissionais que atendem a criança (professores, fono audiólogos, médicos, etc), visando a integração multidisciplinar no atendimento. A depender do caso atendido e de como será a intervenção, serão selecionadas leituras específicas para discussão. Na maioria das vezes os atendimentos serão discutidos em grupo, mas haverá momentos em que exigirão supervisões individualizadas. Todo material necessário para o atendimento (relatos, folhas de registros, gráficos, planejamentos) deverá ser entregue semanalmente, antes da próxima sessão e, ao final do ano letivo, deverá ser entregue a trabalho de conclusão de curso, cuja elaboração será orientada pelo supervisor que deverá ser apresentada em evento (Atividade Acadêmico-Científica) da própria clinica da PUC-SP, caso seja exigido.

Requisitos de aprovação

  • Presença de pelo de 75% nas supervisões semanais e nos atendimentos clínicos acordados;

  • Elaboração de um trabalho de conclusão de curso, cujo tema deve estar vinculado aos atendimentos realizados e fundamentado na Análise do Comportamento que será avaliado de acordo com o regulamento do aprimoramento.
    Participação na Atividade Acadêmico-Científica em 2017 e 2018.

Certificados concedidos

Será fornecido certificado de aprimoramento.

Corpo docente

Paula Suzana Gioia

Conteúdo programático

  • DSM-5 e TEA;
  • avaliação comportamental  (VBMAPP; itens de preferência);
  • tipos de reforçadores;
  • operantes verbais;
  • tentativa discreta e incidental teaching;
  • Fading ; tipos de ajuda e sua retirada;
  • discriminação simples e condicional;
  • generalização para outros ambientes, pessoas e comportamentos;
  • construção de programas;  folhas de registro e gráficos de desempenho.

Cronograma de aulas

Conforme o calendário definido pelo regulamento do Aprimoramento Clínico-Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” do Curso de Psicologia da FaCHS.

Referências Básicas:

comportamental compromissada com a análise experimental do comportamento. Em: H. J GUILHARDI e outros (Orgs.) Sobre Comportamento e Cognição. Santo André: ARBytes, pp 67 – 82.

Banaco, R.A.; Zamignani, D.R.; Meyer, S. B. (2010). Função do Comportamento e do DSM: Terapeutas analítico-comportamentais discutem a psicopatologia. Em E. Z. Tourinho, & S. V. Luna, (Orgs). Análise do Comportamento: investigações históricas, conceituais e aplicadas. São Paulo: Roca

Miguel, C. F.; Kenyon, P.B.; Kenyon, S. E. (2005). Uma Introdução ao sistema de comunicação através de troca de figuras (PECS) Em: W. Camargo Jr -Transtornos Invasivos do Desenvolvimento:3º milênio. Brasília,CORDE:Presidência da República, p. 177-182.

Referências Complementares:

Camargo Jr, W. -(2005). Transtornos Invasivos do Desenvolvimento:3º milênio. Brasília, CORDE: Presidência da República.

Kenyon, S. E. & Healey, J. J. (2001). Análise funcional das respostas de auto-lesão em uma criança diagnosticada de dez anos com autismo.  Em: H. J. GUILHARDI e outros (Orgs.) Sobre Comportamento e Cognição, Santo André: ARBytes, (pp. 56-61).

Skinner, B.F.(1972). Tecnologia do Ensino. São Paulo: Herder.

Schwartzman, J. S.; Araújo, C. A.(2011). Transtornos do Espectro do Autismo. São Paulo: Memnon Edições Científicas.
Windholz, M. H. (1988). Passo a passo, seu caminho – Guia curricular para o ensino de habilidades básicas. São Paulo: Edicon.