Horário da Supervisão | ||
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das 14:00h às 17:00h |
Local: Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic”
Coordenador: Profa. Dra. Paula Suzana Gioia
Carga horária: 600hs. (300h. de Modalidade; 70h. de Monografia; 30h. de Atividades acadêmico-científicas e 200h. de Serviço)
Duração: um ano e três meses, podendo ser renovado por mais um ano.
Número de Vagas: 8
Periodicidade: anual
Público- alvo: psicólogos e médicos
Modalidade: presencial
interesse na abordagem e no tipo de população a ser atendida.
A presente modalidade de aprimoramento torna-se importante porque oferece a profissionais (psicólogos, médicos) condições de iniciarem ou aperfeiçoarem a aprendizagem de intervenção junto a crianças com TEA e seus cuidadores, baseada na Análise do Comportamento aplicada e em seus fundamentos teórico-metodológicos. Atualmente, esse modelo de intervenção tem sido positivamente avaliado pela literatura na área e por profissionais fora da Psicologia que trabalham com essa população pelo benefício no desenvolvimento de repertórios básicos, na minimização de comportamentos opositores em diferentes ambientes e situações (família, escola, etc) que garantem a essa população melhor inclusão acadêmica e social.
O aprimorando deverá ser capaz de ampliar seu conhecimento teórico sobre a abordagem relacionado ao TEA e suas habilidades como terapeuta analítico-comportamental de crianças com autismo, como também na orientação de seus cuidadores.
O aprimorando deverá ser capaz de:
Cada aprimorando deverá atender duas crianças e seus cuidadores no decorrer do ano; se houver possibilidades operacionais, esse atendimento poderia se dar duas vezes por semana. O supervisor tenderá a selecionar crianças com menor idade, uma vez que se pretende priorizar a aquisição do comportamento verbal vocal, muito difícil de ocorrer com crianças acima de sete anos. Também serão priorizados crianças com nível de severidade médio para evitar casos de auto-lesão, porém, os repertórios social e motor deverão ser diversos. Inicialmente o supervisor, servindo de modelo, fará o atendimento com a ajuda do aprimorando, até que este se torne independente e possa fazer o atendimento sozinho. Os cuidadores serão orientados para a manutenção dos ganhos comportamentais de cada criança nos seus outros ambientes sociais. Deverão ser mantidos contatos com os outros profissionais que atendem a criança (professores, fono audiólogos, médicos, etc), visando a integração multidisciplinar no atendimento. A depender do caso atendido e de como será a intervenção, serão selecionadas leituras específicas para discussão. Na maioria das vezes os atendimentos serão discutidos em grupo, mas haverá momentos em que exigirão supervisões individualizadas. Todo material necessário para o atendimento (relatos, folhas de registros, gráficos, planejamentos) deverá ser entregue semanalmente, antes da próxima sessão e, ao final do ano letivo, deverá ser entregue a trabalho de conclusão de curso, cuja elaboração será orientada pelo supervisor que deverá ser apresentada em evento (Atividade Acadêmico-Científica) da própria clinica da PUC-SP, caso seja exigido.
Presença de pelo de 75% nas supervisões semanais e nos atendimentos clínicos acordados;
Será fornecido certificado de aprimoramento.
Paula Suzana Gioia
Conforme o calendário definido pelo regulamento do Aprimoramento Clínico-Institucional da Clínica Psicológica “Ana Maria Poppovic” do Curso de Psicologia da FaCHS.
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