PaginaInicial Objetivos Links FaleConosco
 
   
     
 

EVENTOS

2014

Oficinas de Extensão

1. Direito Penal Juvenil  - O Princípio Encarcerador do ECA. Docentes: Prof. Eribelto Peres Castilho & Dra. Danielle Franco da Rocha.

2. A Infância Silenciada  Um Panorama Histórico e Jurídico da Questão Social da Infância no Brasil. Docentes: Prof. Eribelto Peres Castilho  & Dra. Danielle Franco da Rocha.  

3. O Fluxo do Sistema de Justiça da Infância e Juventude de São Paulo – A trajetória jurídica do adolescente a quem se atribui a prática de ato infracional.  Docentes: Prof. Eribelto Peres Castilho  & Dra. Danielle Franco da Rocha.  

4. Introdução Crítica à História Sócio-Jurídica da Política Antidrogas Brasileira. Docentes: Prof. Eribelto Peres Castilho  & Dra. Danielle Franco da Rocha.  

Cursos de Extensão

I - América Latina: Problemas Históricos e Perspectivas do Presente
Curso: EXTENSÃO
Duração: 36 horas
Unidade: Unidade Consolação / SP
Promoção: CEHAL PUC-SP
Apresentação
Em diálogo e confronto com as realidades políticas produzidas pelas experiências democráticas e revolucionárias do século XX latino-americano, o curso analisará as tendências do capitalismo na América Latina, o resgate de sua história, o significado da guerra de baixa intensidade e a crise estrutural dada a subordinação às áreas de desenvolvimento capitalista centrais.
Objetivos do Curso
Aprofundar a discussão sobre o processo político e revolucionário na América Latina, enfatizando as diferenciações conjunturais e estruturais dos países que serão objeto da discussão; divulgar informações sobre o processo histórico da política latino-americana, visando a conscientização sobre a formação de nossa cultura e analisar os processos revolucionários pela indicação das características da transição do modo de produção e suas tendências nas diferentes especificidades de cada país.
Público Alvo
Pesquisadores, Professores e Estudantes de Graduação e pós-graduação nas áreas de História, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais e Professores do Ensino Médio.
Inscrições: Clique aqui para se inscrever

II - América Latina: Ditaduras e Revoluções no Século XX
Informações: (11) 3124 9600 
Duração: 36 horas
Horário: sábados, das 9 às 12 horas

Apresentação 
Os problemas que afetam a região têm raízes históricas e seu conhecimento é uma ferramenta indispensável para a tomada de decisões com vistas à superação dos impasses que assolam seus países. Os processos de independência são avaliados por suas incompletudes, pela emergência dos ciclos ditatoriais que no século 20 assolaram a região e pelas evidências do predomínio de autocracias burguesas a dominarem o cenário político em nome da democracia.
Público Alvo
Profissionais voltados para o ensino e a discussão sobre história da América Latina, assim como interessados em ampliar conhecimentos sobre a história dos países que compõe o continente.
Objetivos do curso
Recuperar problemas históricos com que se deparam os países da América Latina e do Caribe, assim como debater sobre suas perspectivas no presente. Instrumentalizar profissionais voltados para análises latino-americanas, pois é um curso que considera o conhecimento histórico uma ferramenta indispensável para se entender o presente e debater sobre as alternativas colocadas pelos especialistas.
Inscrições: Clique aqui para se inscrever


Independencia do Paraquai e perspectivas para o século XXI
Convidamos todos a participarem do evento "Comemoração do Bicentenário da Independência da República do Paraguai", organizado pelo Núcleo de Estudos de História Social da Cidade - NEHSC da PUC-SP, pelo Centro de Estudos Históricos da América Latina e pelo Núcleo Cultural Guarani Paraguai Teetê.

Data: de 03 a 05 de Maio de 2011
Horário: Atividades em diversos horários
Local: Auditório 100 - 1º Andar - Prédio Novo - Campus Monte Alegre

veja a programação

O Pensamento Corporativista Italiano e Brasileiro e a Estrutura Sindical
Data: 18 de Junho de 2011
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório Caio Prado. PUC-SP Marquês de Paranaguá

Data: 18 de Junho de 2011
Horário: 9h às 12h
Local: Auditório Caio Prado. PUC-SP Marquês de Paranaguá


2010 - Seminários Temáticos

I

O CAMINHO DO SUBJETIVISMO NO PENSAMENTO CONTEMPORÂNEO DA HISTÓRIA
Data: 19/10 a 07/12 de 2010. Horário: das 14:00 às 18:00.
SALA 511 PREDIO NOVO


II

A CONSTITUIÇÃO DA POSIÇÃO TEÓRICA MARXIANA
Data: 22/10 a 03/12 de 2010.
Horário: das 14:00 às 18:00.

Endereço: Rua Monte Alegre, n. 984 – Perdizes – São Paulo.
Inscrição: Gratuita – Contato: (11) 3670-8511.
E-mail: histpos@pucsp.br

Promoção: Departamento de História e Programa de pós-graduação em Historia da PUC-SP.
COORDENAÇÃO: Nucleo de Estudos de Historia: Trabalho, Ideologia e Poder (NEHTIP) / Centro de Estudos de Historia da America Latina (CEHAL).


América Latina: Bicentenário de uma Luta Inacabada (PUC/FSA/FCB)


Independências na America Latina: o caso da Gran Colômbia
Profº Héctor Mondragón

Data: 07 de outubro de 2010
Horário: das 19:40 às 20:30hs.
Local: sala T-47. Prédio do Pátio da Cruz - Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes São Paulo
VEJA O CONVITE