Página Inicial
A Cedepe
Área de atuação
Projetos CEDEPE
Publicações
Quem Somos
Cadastre-se
Contato
Acervo

SÉRIE CapacitaSUAS

Coordenação do projeto: Raquel Raichelis
Editora: MDS, Brasília, 2008

Em 2008, o Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome estabeleceu parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, por meio do IEE, para a elaboração de subsídios teórico- metodológicos de referência para gestores e técnicos no âmbito do Sistema Único e da Política Nacional da Assistência Social. Nesse contexto foi publicada a série de Cadernos CapacitaSUAS, com os seguintes volumes:

  • Volume 1. SUAS: Configurando os eixos de mudança
    O Volume 1 analisa inicialmente o papel estratégico do Estado para a implantação do SUAS, problematizando a importância da gestão estatal da Assistência Social, bem como a organização e gestão do trabalho direcionados à construção da identidade dos trabalhadores da assistência social. Nesse âmbito são analisadas as matrizes conceituais que fundamentam a PNAS e o SUAS.

  • Volume 2. Desafios da Gestão nos municípios e estados
    No Volume 2 são analisados a gestão do SUAS nos municípios e estados e as diretrizes para a
    construção de uma nova cultura institucional de pactuação de responsabilidades e trabalho compartilhado entre os entes federados.

  • Volume 3. Planos de Assistência Social: diretrizes para a elaboração
    O Volume 3 discute a importância do planejamento para o avanço da Política de Assistência Social, aprofundando a análise sobre o significado dos Planos de Assistência Social, apresentando diretrizes e orientações para a sua elaboração em nível municipal.

Inclusão social: uma utopia possível. Impacto das políticas públicas de Mato Grosso do Sul

Organizadores: Marcio Pochmann, Denise Blanes e Ricardo Amorin
Editora: Cortez, 2006

Entre 2003 e 2006, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo estabeleceu u ma parceria com o Governo de Estado de Mato Grosso do Sul para monitoramento e avaliação dos programas de transferência de renda e construção e supervisão de metodologia de trabalho com famílias. Em 2006, a publicação Inclusão Social: uma utopia possível. Impacto das políticas públicas de Mato Grosso do Sul reuniu a reflexão de diversas universidades e centros de pesquisa que estabeleceram parcerias com o Governo de Estado.

Trabalho com famílias

Organizadores: Isaura Isoldi de Mello Castanho e Oliveira e Mariangela Belfiore Wanderley
Editora: IEE/PUC-SP, 2004
Esgotado

Entre 2002 e 2004 a Pontifícia Universidade Católica, por meio do IEE, estabelece uma parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de São Paulo para a construção e execução de metodologia de trabalho social com família, por meio da implementação e desenvolvimento do Programa Fortalecendo a Família na cidade de São Paulo.
A metodologia proposta e desenvolvida foi publicada em dois volumes complementares.

Trabalho com famílias: Metodologia e Monitoramento – vol. 1
Os conteúdos apresentados são instrumentos de capacitação e reflexão para gestores públicos, profissionais e dirigentes de instituições que desenvolvem ações com famílias em programas sociais.

Trabalho com famílias: Textos de Apoio – vol. 2
Os temas abordados neste volume tratam da família na política social, enfocando as concepções básicas que fundamentam a elaboração metodológica para o trabalho socioeducativo com famílias e gestão de programas sociais.

Gestão social: uma questão em debate

Organizadores: Elizabeth de Melo Rico e Raquel Raichelis
Editora: IEE/PUC-SP e Cortez, 1999
Esgotado

Esta publicação examina a diversidade de concepções e práticas de gestão social que integram as ações no âmbito das políticas sociais, como estratégia de enfrentamento das múltiplas expressões da questão social na sociedade brasileira. Assim, vem enriquecer o debate das questões relacionadas à gestão social e ao enfrentamento do desafio que representa a construção de políticas públicas em nosso País.

Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate

Organizadores: Elizabeth de Melo Rico
Editora: IEE/PUC-SP e Cortez, 1998
Esgotado

Este livro reúne a contribuição de diversos especialistas que abordam a temática da avaliação de políticas e programas sociais, como procedimento estratégico de gestão social, apresentando indicações para a formulação, monitoramento e análise de resultados.

Trabalho infantil, desafio à sociedade - Análise do Programa de erradicação do trabalho infantil (...)

Trabalho infantil, desafio à sociedade - Análise do Programa de erradicação do trabalho infantil no período de 1996-97

Organizadores: Marta Silva Campos
Editora: IEE/PUC-SP e SAS/PMAS, 1999
Esgotado

Este livro é um registro detalhado dos passos seguidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – desde os primeiros ensaios de ação integrada, de alcance nacional, até as estratégias definidas no âmbito de cada pequeno município – de modo a salientar que a construção de alternativas efetivas para o seu equacionamento depende do esforço conjunto de múltiplos agentes e organizações. Revela, ainda, a difícil busca de formas articuladas de ação entre os diversos agentes nacionais e internacionais, de caráter privado e/ou estatal, ao implementar na prática, a nova modalidade de gestão de políticas sociais inaugurada pela Constituição Federal de 1988.

Liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade: medidas de inclusão social (...)

Liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade: medidas de inclusão social voltadas a adolescentes autores de ato infracional

Organizadores: Irandi Pereira e Maria Luiza Mestriner
Editora: IEE/PUC-SP e FEBEM,1999
Esgotado

Este texto objetiva subsidiar a ação dos gestores sociais e dos profissionais que atuam no campo das políticas públicas de atenção à infância e adolescência, em particular na execução das medidas socioeducativas destinadas aos adolescentes autores de ato infracional. O conteúdo versa, especificamente, sobre as medidas socioeducativas em meio aberto – liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade – a partir de um apanhado amplo do contexto da política, das determinações do Estatuto da Criança e do Adolescente e das diferentes instituições e protagonistas envolvidos no processo de atendimento.

Liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade: guia de serviços da região (...)

Liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade: guia de serviços da região metropolitana de São Paulo.

Organizador: Ricardo Ernesto Vasquez Beltrão
Editora: IEE/PUC-SP e FEBEM, 1999
Esgotado

O principal conteúdo desta publicação diz respeito a um conjunto de organizações e serviços de apoio aos programas voltados aos adolescentes em conflito com a lei. Ao mesmo tempo fornece informações básicas acerca das medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, comentando sua aplicação nos termos da legislação, assim como apresentando indicadores sociodemográficos dos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo.

Série cadernos de ação

No início da década de 90, com o advento do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8069/90), o Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência – CBIA, regional São Paulo, organiza em parceria com o IEE da PUC-SP, uma série denominada Cadernos de Ação.

O objetivo, na época, era produzir subsídios que norteassem a proteção à criança e ao adolescente no contexto dos novos princípios legais. Para tanto, foram publicados os seguintes cadernos:
  • Trabalhando com Famílias
  • Trabalhando Conselhos Tutelares
  • Trabalhando Conselhos de Direitos
  • Trabalhando Abrigos
  • Serviços de Proteção Familiar


Esgotados

Série defesa dos direitos da criança e do adolescente

Nos anos de 1994 e 1995, o Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência – regional São Paulo – CBIA/SP em parceria com o IEE da PUC-SP, e com a colaboração da Fundacentro e do Unicef desenvolveram uma nova série de cadernos, elaborando subsídios teórico-metodológicos para a gestão de programas e serviços de proteção de crianças e adolescentes. Foram publicados os seguintes cadernos:
Trabalho do adolescente: mitos e dilemas
Liberdade assistida: uma polêmica em aberto
Guarda familiar - desafios e propostas
Gestão municipal dos serviços de atenção à criança e ao adolescente

Esgotados

Série caminhos para o enfrentamento da pobreza

No ano de 1997 o IEE da PUC-SP, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF registrou e avaliou Programas Sociais nas Prefeituras Municipais de Campinas e Salvador. Dessa parceria foram organizadas duas publicações reunidas na Série Caminhos para o Enfrentamento da Pobreza, a saber:
Fundação Cidade Mãe: uma experiência de educação para a cidadania
O Programa de Renda Mínima de Campinas

Esgotados

Série programas e serviços de assistência social

No final da década de 1990, a Secretaria de Assistência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social, em parceria com o IEE da PUC-SP, desenvolveu estudos e pesquisas para fundamentar análises de necessidades e formulação de proposições para a área. Dessa parceria foram organizadas diversas publicações reunidas na Série Programas e Serviços de Assistência Social, a saber:
Uma nova concepção de proteção social às pessoas portadoras de deficiência
Programas e serviços de proteção e inclusão social dos idosos
Trabalhando abrigos
Serviços de proteção social às famílias
Publicização do papel do cuidador domiciliar
Diretrizes para elaboração de Planos Municipais de Assistência Social
Gestão municipal dos serviços de atenção à criança e ao adolescente
Os serviços financiados pela SAS - Um retrato da atenção às crianças pequenas

Esgotados

 
Site da PUC-SP Página Inicial