QS: PUC-SP segue entre as melhores do mundo

15/09/2015
Equipe ACI

A PUC-SP divide com a PUC-Rio o posto de melhor universidade privada brasileira no ranking mundial da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), divulgado dia 15/9. Ambas estão entre as 550 melhores instituições, que considera seis critérios: reputação acadêmica e entre empregadores, proporção de alunos por professores, citações por professores, proporção de docentes estrangeiros e de estudantes estrangeiros.

Neste ano, foram avaliadas 3.500 universidades e 891 entraram no ranking – 22 são brasileiras, e destas, apenas três são privadas: PUC-SP, a PUC-Rio e a PUC-RS. Considerando somente as instituições do Brasil, PUC-SP e PUC-Rio aparecem entre as oito melhores; considerando as Pontifícias, estão entre as cinco melhores. Veja o levantamento completo.

Além do estudo mundial, a QS divulga outros rankings. No levantamento das diferentes regiões globais, a PUC-SP está na 31ª posição da América Latina e na 47ª posição dos Brics (envolvendo apenas universidades de Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), a melhor de uma universidade privada brasileira, ao lado da PUC-Rio. No ranking das áreas de conhecimento, dos 36 campos avaliados, a PUC-SP aparece quatro vezes: em “Arte e Design”, entre as 100 melhores; em “Línguas Modernas”, na posição de 151 a 200; em “Comunicação e Estudos de Mídia” e em “Educação”, ambas acima da posição 200.