Clique aqui para voltar a Intervenções em Megacidades

 

Pitz97.jpg (21832 bytes)

Hermann Pitz, "Kammer" (detalhe da instalação), 1997

Intervenções em Megacidades: 
Hermann Pitz


Artista alemão, Pitz é o terceiro convidado do ciclo "Intervenções em Megacidades", realizado pelo Arte/Cidade e pelo SESC-SP em parceria com o Instituto Goethe.

Ele apresenta seu trabalho dia 3 de dezembro no SESC Vila Mariana, rua Pelotas 141, às 20h.

Pitz é um dos criadores do grupo Büro-Berlin, responsável por vários projetos de intervenção urbana naquela cidade. Sua obra é marcada por uma reflexão sobre o caráter problemático da noção de "espaço público" e da arte produzida para ele.

Para ele, devido à entropia urbana e as novas formas de comunicação, o sítio público não pode mais ser circunscrito a uma locação geográfica específica.

A própria arte escultórica tem, então, que repensar suas condições. Daí seu interesse por obras que evidenciam a dificuldade de enfrentar este território mais complexo através do seu caráter efêmero ou inacabado.

Ou pela questão da pertinência do monumento e a presença anônima da obra de arte na cidade.

Em seus trabalhos, Pitz discute a percepção do espaço, utilizando maquetes, mapas, fotografias e aparelhos óticos. Usa transparências, lentes e dispositivos de iluminação para operar transições entre diferentes escalas e estabelecer conexões entre o local, o espaço urbano e o espaço virtual.

No livro Panorama (1991), resultado de uma exposição em Roterdã e editado como um guia de viagens, Pitz faz um itinerário geográfico e arquitetônico através de seus trabalhos.

O artista realizou diversas exposições em várias cidades européias, tendo participado do Projeto de Esculturas de Münster em 1987 e 1997.


Links:

Panorama MCMXCI - Witte de With, 1991
Africa, 1993 - Hamburger Kunsthalle
Kammer - Kunstverein Heilbronn, 1997
Interior Exterior - Münster, 1997 -

Realização: Arte/Cidade,  SESC -SP, Instituto Goethe
dezembro/1998
miniwhite.gif (2151 bytes)