Programa de Apoio ao Intercambista

ARII - Assessoria de Assuntos Institucionais e Internacionais

PAI - Programa de Apoio ao Intercambista

Visando facilitar a acolhida e a integração dos estudantes estrangeiros que vêm à PUC-SP participar de intercâmbios, para fazer parte de sua formação acadêmica em nossos cursos de graduação e pós-graduação, a Divisão de Cooperação Internacional da Assessoria de Relações Institucionais e Internacionais (ARII) promove semestralmente o Programa "PAI".

Participantes

Os "PAIs" são alunos ou ex-alunos da PUC-SP que se oferecem voluntariamente para ser a pessoa de contato e referência de até três estudantes estrangeiros participantes de intercâmbio acadêmico, durante seus primeiros momentos em São Paulo. A fluência em idioma estrangeiro não é obrigatória. Os candidatos devem ter interesse em colaborar com a permanência do estudante estrangeiro em nossa Universidade.

Os PAIs devem ter disponibilidade para:

• Contatar o estudante estrangeiro antes de sua chegada a São Paulo, por email, para tirar dúvidas e ajudá-lo e a planejar sua vinda ao Brasil.
  • Recepcionar o estudante estrangeiro em sua chegada a São Paulo;
  • Apoiar o estudante estrangeiro em suas atividades cotidianas iniciais: orientar na busca de alojamento (com apoio da ARII), fazer compras, realizar ligações telefônicas, utilizar transporte público, trocar moeda estrangeira, etc.
  • Apresentar a PUC-SP e a cidade de São Paulo, auxiliando o estudante em sua integração na comunidade acadêmica e na comunidade local.
  • Facilitar a integração do estudante no ambiente jovem e universitário, localizando sala e tirando dúvidas.
  • Falar sobre a vida, a cultura e a língua de São Paulo e do Brasil.
  • Promover atividades esportivas (jogos, torneios, academia de ginástica, caminhadas), culturais (cinema, teatro, música), turísticas (passeios e visitas a pontos de interesse da cidade e arredores) e de entretenimento (restaurantes, bares e baladas).
Inscrição

O aluno ou ex-aluno da PUC-SP interessado em tornar-se "PAI" deverá preencher a ficha de inscrição e entregá-la na ARII. A inscrição pode ser feita em qualquer época do ano, preferencialmente antes de janeiro ou julho de cada semestre, períodos de chegada de novos estudantes estrangeiros.

Caso tenha dúvidas, entre contato com a Equipe ARII pelo e-mail dci-arii@pucsp.br.