Passo a Passo

ARII - Assessoria de Assuntos Institucionais e Internacionais

Como iniciar seu Intercâmbio?
 

Passo 1  

O aluno deverá procurar informações sobre as IES conveniadas para as quais poderá se candidatar ao intercâmbio acadêmico. O candidato deve ficar atento às condições de elegibilidade de cada edital e pesquisar os cursos e disciplinas que poderia cursar na IES estrangeira de interesse. 

O aluno deve estar matriculado na PUC-SP durante o período de inscrição e processo de seleção. Em geral, são exigidos nível elevado de conhecimento da língua estrangeira, bom rendimento escolar e ter concluído, no mínimo, dois anos de curso.

Ao ser lançado o edital, o aluno deverá verificar se está apto a participar do processo de seleção segundo os pré-requisitos descritos em cada um deles. Se estiver em condições, o aluno deverá entregar a ficha de inscrição preenchida na ARII dentro do prazo estabelecido pelo edital, juntamente aos documentos exigidos. A ficha de inscrição e a descrição dos documentos exigidos para a candidatura encontram-se disponíveis nos editais e anexos.

• Pesquisar os sites das IES de interesse;
• Inscrever-se no processo de pré-seleção divulgado por meio de edital da ARII ou da Coordenação do curso.
 

Passo 2 

Após preenchida a candidatura, o aluno deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição dentro da data prevista pelo edital. O boleto para pagamento estará disponível para impressão na página de Vestibulares e Concursos da PUC-SP:www.vestibular.pucsp.br. na data indicada.

Em seguida, o candidato deverá realizar uma prova de idioma (escrita e oral) que verificará o nível de conhecimento da língua em que são ministradas as aulas na instituição de ensino estrangeira. A prova tem caráter eliminatório e a pontuação mínima exigida para que o candidato se mantenha no processo de seleção é 7,0.

• Efetuar o pagamento da taxa de inscrição;
• Realizar prova de idioma (caráter eliminatório).
 

Passo 3  

Os aprovados na prova de idiomas serão submetidos a entrevista com representante(s) da DCI-ARII e/ou membros da coordenação do curso.

Além da entrevista, a pré-seleção é feita com base na análise do dossiê de candidatura e no desempenho na prova de língua estrangeira.

Depois de realizadas as entrevistas, em data indicada no edital, serão divulgados os nomes dos pré-selecionados para participar do intercâmbio acadêmico no semestre seguinte.

• Para os aprovados na prova de idiomas: Realizar entrevista; -
• Análise dos dossiês de candidatura e da entrevista; - Divulgação dos pré-aprovados.
 

Passo 4 

1) O aluno, ao ser notificado de que foi um dos pré-aprovados, deverá encaminhar via e-mail uma confirmação de interesse em participar do intercâmbio acadêmico.

2) Os candidatos que confirmarem interesse receberão as instruções da DCI-ARII para o preenchimento dos formulários da instituição estrangeira.

3) Vale lembrar que a PUC-SP realiza o processo de pré-seleção e que a aprovação final é concedida pela IES estrangeira. Em caso de aprovação, num prazo que pode variar de 3 a 6 semanas, será enviada à DCI-ARII uma carta de aceitação da IES estrangeira, que será repassada ao aluno.

4) A carta de aceitação é, em geral, um dos documentos exigidos para a solicitação de visto de estudante. De posse da carta, o aluno pode então iniciar o pedido de visto e proceder a compra de passagens aéreas.

• Confirmação de interesse em participar do intercâmbio por parte do aluno;
• Aluno deverá buscar informações sobre emissão de visto de estudante e compra das passagens aéreas.
• Recebimento da carta de aceitação da IES estrangeira;
• Matrícula na modalidade “intercâmbio internacional” alterada pela DCI-ARII

Conecte-se à PUC-SP